Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar.
Abstract
Esta pesquisa trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificada pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar uma Obra-Aula através da produção artística do pesquisador e sua relação com a artistagem de Sandra Corazza. Ao perceber os vazamentos que a arte contemporânea ocasiona à educação, mostra os encontros e experimentações com essas áreas. Delineia um plano de consistência nas fronteiras borradas da filosofia, da arte e da educação. Nas Filosofias da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, encontram potência para manifestar as transformações dos significados hegemônicos incrustados nos significantes e nos signos. Partindo desse desenho, monta-se um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Procura referências de arte no fazer junto de Allan Kaprow, nas sensações de Kazimir Malevich e na zona invisível de Marcel Duchamp, orientação para a prática artística do pesquisador. Sendo assim, traça-se um método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografia que voa por um território, encontrando forças. Pousando sobre os artistas referência e bicando frutos poéticos, ele canta uma Obra-Aula, que faz melodia com a artistagem docente. Superpondo elementos variados, pensa o impensado, bem como flauteia o inflauteável.
Collections
The following license files are associated with this item: