dc.creator | Rodeghiero, Thiago Heinemann | |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T01:32:10Z | |
dc.date.available | 2020-06-02 | |
dc.date.available | 2020-06-04T01:32:10Z | |
dc.date.issued | 2019-09-16 | |
dc.identifier.citation | RODEGHIERO, Thiago Heinemann. Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5660 | |
dc.description.abstract | This research deals with the contribution that contemporary art can make to teaching pratice and is justified by the relevance of thinking about the creation of a class that does not depend models. It aims to evidence a Class-Artwork through the artistic production of the researcher and its relation with the acting of Sandra Corazza. Perceives the leaks that contemporary art brings to education, he shows the encounters and experiments with these areas. It outlines a plan of consistency on the blurred frontiers of philosophy, art, and education. In the Philosophies of Difference of Gilles Deleuze and Félix Guattari, they find power to manifest the transformations of hegemonic meanings embedded in signifiers and signified. Starting from this design, an Assemblage is set up that shows deterritorializations between established relations. He looks for art references in making with of Allan Kaprow, in the sensations of Kazimir Malevich and in the invisible zone of Marcel Duchamp, orientation for the artistic practice of the researcher. Thus, one draws on a method that is assembled by doing. A to Bird in the manner of a cartography that flies through a territory, finding strength. Lying on the reference artists and pecking poetic fruits, he sings a Class-Artwork, which makes melody with the teaching acting. Overlapping varied elements, thinks the unthinking, as well as flaute the unflutable. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da diferença | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Obra-Aula | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Philosophie of difference | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Class-Artwork | pt_BR |
dc.title | Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar. | pt_BR |
dc.title.alternative | Work-Class: processes, procedures and creation of a wandering teaching. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7047575857088964 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7498311941583904 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificada pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar uma Obra-Aula através da produção artística do pesquisador e sua relação com a artistagem de Sandra Corazza. Ao perceber os vazamentos que a arte contemporânea ocasiona à educação, mostra os encontros e experimentações com essas áreas. Delineia um plano de consistência nas fronteiras borradas da filosofia, da arte e da educação. Nas Filosofias da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, encontram potência para manifestar as transformações dos significados hegemônicos incrustados nos significantes e nos signos. Partindo desse desenho, monta-se um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Procura referências de arte no fazer junto de Allan Kaprow, nas sensações de Kazimir Malevich e na zona invisível de Marcel Duchamp, orientação para a prática artística do pesquisador. Sendo assim, traça-se um método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografia que voa por um território, encontrando forças. Pousando sobre os artistas referência e bicando frutos poéticos, ele canta uma Obra-Aula, que faz melodia com a artistagem docente. Superpondo elementos variados, pensa o impensado, bem como flauteia o inflauteável. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Carla Gonçalves | |