Mostrar el registro sencillo del ítem
Estudo exploratório acerca da imaginação musical: contribuições da Teoria Histórico-cultural.
dc.creator | Eyng, Célio Roberto | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:45:06Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:45:06Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | EYNG, C. R., DAMIANI, M. F. . Estudo exploratório acerca da imaginação musical: contribuições da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS - NACIONAL, 10, 2014, Campinas. Anais eletronico [...]. Campinas: UNICAMP, 2014. p. 124-131. Disponível em: https://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM10.pdf. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5859 | |
dc.description.abstract | A imaginação, enquanto objeto de estudo, vem sendo analisada a partir de diferentes posicionamentos teóricos. Tendo como referência a Teoria Histórico-cultural, o presente texto analisa o modo de atuação da imaginação musical – compreendida como a capacidade de combinar impressões sensoriais armazenadas anteriormente na memória, com a intenção de criar frases musicais inéditas. Tais impressões sensoriais são consideradas como resultantes de um processo de mediação por instrumentos materiais e semióticos. Com o intuito de iniciar um estudo exploratório sobre a imaginação musical desse ponto de vista teórico, realizaram-se protocolos verbais de sessões de gravação de solos instrumentais do músico/pesquisador, durante um período de nove dias consecutivos, buscando-se identificar os tipos de imagens mentais musicais por ele desenvolvidas. A análise preliminar desses protocolos sugere que as suas imagens mentais musicais combinavam diferentes aspectos (visual, auditivo e motor) de sua ação externa interiorizada no decorrer do seu aprendizado e de sua prática musical. Por sua vez, considera-se que a imaginação musical não pode ser estudada de maneira isolada, sem estabelecer relações com outras funções psicológicas como o raciocínio, a percepção e a memória, dentre outras. A continuidade desta pesquisa envolverá coleta de dados relativos a outros músicos, especialmente guitarristas, no sentido de investigar a interdependência entre a formação de conceitos, a imagética e o desenvolvimento da imaginação musical. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNICAMP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginação musical | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Processos criativos | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Formação de conceitos | pt_BR |
dc.subject | Musical imagination | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Creative processes | pt_BR |
dc.subject | Historical-cultural Theory | pt_BR |
dc.subject | Conceptual learning | pt_BR |
dc.title | Estudo exploratório acerca da imaginação musical: contribuições da Teoria Histórico-cultural. | pt_BR |
dc.title.alternative | Exploratory study of musical imagination: contributions of Historic-Cultural Theory. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos [43]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.