Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCenci, Adriane
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-15T17:45:21Z
dc.date.available2020-06-15T17:45:21Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationCENCI, A. ; DAMIANI, M. F. . A significação - ou o processo de constituição cultural - no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis. Anais eletrônico... Florianópolis: UDESC, 2014. p. 1-17. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/494-0.pdf. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5860
dc.description.abstractO trabalho é um ensaio teórico acerca da influência da cultura, mais especificamente do processo de apropriação das significações culturais sobre o nascimento e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos seres humanos (nascimento cultural). O problema que desencadeia a argumentação deste trabalho gira em torno de como a criança (ser, inicialmente, apenas biológico) torna‐se humana (ser cultural) e de como o processo de entrelaçamento do ser biológico com o ser cultural ocorre naquelas crianças com deficiência intelectual severa. A discussão apoia‐se nas teorizações de Vygotski (1993, 1995, 1997) acerca da internalização, da mediação, e do papel da linguagem sobre a constituição do humano, bem como sobre o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. Apoia‐se também nas ideias de Pino (2005) a respeito do processo de significação e do nascimento e desenvolvimento cultural das pessoas. Há confluência na teorização dos dois autores. Pino apoia‐se nas ideias de Vygotski e avança um pouco, propondo o conceito de marco zero do desenvolvimento cultural. No texto, a partir do que esses autores já elaboraram, propõe‐se avançar outro tanto, ampliando suas ideias para pensar o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual severa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUDESCpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDeficiência intelectual severapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleA significação – ou o processo de constituição cultural – no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem