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A significação – ou o processo de constituição cultural – no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa.
| dc.creator | Cenci, Adriane | |
| dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:45:21Z | |
| dc.date.available | 2020-06-15T17:45:21Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.identifier.citation | CENCI, A. ; DAMIANI, M. F. . A significação - ou o processo de constituição cultural - no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis. Anais eletrônico... Florianópolis: UDESC, 2014. p. 1-17. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/494-0.pdf. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5860 | |
| dc.description.abstract | O trabalho é um ensaio teórico acerca da influência da cultura, mais especificamente do processo de apropriação das significações culturais sobre o nascimento e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos seres humanos (nascimento cultural). O problema que desencadeia a argumentação deste trabalho gira em torno de como a criança (ser, inicialmente, apenas biológico) torna‐se humana (ser cultural) e de como o processo de entrelaçamento do ser biológico com o ser cultural ocorre naquelas crianças com deficiência intelectual severa. A discussão apoia‐se nas teorizações de Vygotski (1993, 1995, 1997) acerca da internalização, da mediação, e do papel da linguagem sobre a constituição do humano, bem como sobre o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. Apoia‐se também nas ideias de Pino (2005) a respeito do processo de significação e do nascimento e desenvolvimento cultural das pessoas. Há confluência na teorização dos dois autores. Pino apoia‐se nas ideias de Vygotski e avança um pouco, propondo o conceito de marco zero do desenvolvimento cultural. No texto, a partir do que esses autores já elaboraram, propõe‐se avançar outro tanto, ampliando suas ideias para pensar o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual severa. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UDESC | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência intelectual severa | pt_BR |
| dc.subject | Cultura | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem | pt_BR |
| dc.subject | Significação | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.title | A significação – ou o processo de constituição cultural – no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa. | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
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