Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBorges, Alexandre da Silva
dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vaz
dc.date.accessioned2020-06-15T17:46:24Z
dc.date.available2020-06-15T17:46:24Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationBORGES, A. S., PERES, L. M. V., Narrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação. ENPOS, 21, 2019, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/CH_01660.pdf. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5863
dc.description.abstractO presente texto busca trazer ao debate o momento de pós-qualificação doutoral da pesquisa que tem como título A Educação Simbólica em narrativas tradicionais: aspectos do imaginário pongondó, a qual se insere na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem do Programa de PósGraduação em Educação, da Faculdade de Educação desta Universidade, e que tem como objetivo central perceber, a partir do simbolismo prenhe em narrativas pongondós (oriundas do Povo Novo/RS), contributos à formação dos sujeitos, emergentes de um imaginário tradicional. O trabalho em questão é nutrido pelas discussões ocorridas no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), do qual faz parte. No intuito de decorrer acerca de um outro espaço formativo, não institucional (formal), que tenha por características a naturalidade das “trocas simbólicas” (CASSIRER, 2005) e de conhecimento por meio da oralidade, voltamo-nos os olhos para a cultura popular do 3º Distrito do Município do Rio Grande/RS: Povo Novo. As narrativas dos sujeitos pongondós são a fonte de pesquisa deste trabalho, e versam acerca de crenças e hábitos da localidade: simpatias, benzeduras, modos-de-fazer, artesania etc.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação simbólicapt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.titleNarrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem