dc.creator | Borges, Alexandre da Silva | |
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:46:24Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:46:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | BORGES, A. S., PERES, L. M. V., Narrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação. ENPOS, 21, 2019, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/CH_01660.pdf. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5863 | |
dc.description.abstract | O presente texto busca trazer ao debate o momento de pós-qualificação
doutoral da pesquisa que tem como título A Educação Simbólica em narrativas
tradicionais: aspectos do imaginário pongondó, a qual se insere na linha de
pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem do Programa de PósGraduação em Educação, da Faculdade de Educação desta Universidade, e que
tem como objetivo central perceber, a partir do simbolismo prenhe em narrativas
pongondós (oriundas do Povo Novo/RS), contributos à formação dos sujeitos,
emergentes de um imaginário tradicional. O trabalho em questão é nutrido pelas
discussões ocorridas no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário,
Educação e Memória (GEPIEM), do qual faz parte. No intuito de decorrer acerca
de um outro espaço formativo, não institucional (formal), que tenha por
características a naturalidade das “trocas simbólicas” (CASSIRER, 2005) e de
conhecimento por meio da oralidade, voltamo-nos os olhos para a cultura popular
do 3º Distrito do Município do Rio Grande/RS: Povo Novo. As narrativas dos
sujeitos pongondós são a fonte de pesquisa deste trabalho, e versam acerca de
crenças e hábitos da localidade: simpatias, benzeduras, modos-de-fazer,
artesania etc. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação simbólica | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.title | Narrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |