Mostrar el registro sencillo del ítem
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
dc.creator | Lindner, Luciana Martins Teixeira | |
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:47:40Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:47:40Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Experiências autoformadoras | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos [43]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.