dc.identifier.citation | NUNES, B.B., PERES, L.M.V.. Os encontros de samba como reveladores de microcosmos sociais: contribuições para a educação. In: ENPOS, 21, 2019, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/CH_01291.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem do programa de pós-graduação da Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nível doutorado. A minha trajetória de formação como professor de dança de salão é a matriz fundadora
desse estudo cujo desenvolvimento é potencializado nas reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) coordenado pela professora Drª. Lúcia Maria Vaz Peres que é, também, orientadora dessa pesquisa. Neste texto, trago um recorte do meu projeto de tese que passou pela banca de qualificação em maio de 2019. O projeto, intitulado provisoriamente de
“A mão obreira da casa samba: os encontros de samba como microcosmo social”, é ancorado na teoria do Imaginário e tem como suporte teórico as seguintes noções-chaves: “animal simbólico” (CASSIRER, 2005), “bacia semântica” (DURAND, 2003), “trajeto antropológico” (DURAND, 2012), “ressonância/repercussão” (BACHELARD, 2005) e “pensamento complexo” (MORIN, 2005a, 2005b, 2015). | pt_BR |