dc.creator | Antunes, Elenice Botelho | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:49:55Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:49:55Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | ANTUNES, E.B., DAMIANI, M.F.. A produção textual como atividade orientadora de ensino: uma experiência no curso de Pedagogia. In: ENPOS, 17, 2015, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2015/CH_04150.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5874 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo, apresentar a experiência com o ensino da
produção de textos, em uma disciplina optativa - Produção de Texto - a partir da
perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino - AOE (MOURA et al., 2010).
Justifica-se uma disciplina voltada para a produção textual porque o texto é
ferramenta para construção do conhecimento. Para MARCUSCHI (2008), a língua é
um instrumento que, simultaneamente, é veículo para comunicação entre as
pessoas e instrumento para produção de um conhecimento formal. Para o autor, o
ensino da língua escrita não deve ser efetivado de forma isolada (fonemas,
morfemas, palavras soltas), mas por meio de unidades de sentido - textos. Por essa
razão, trabalhar com a escrita, em sala de aula, é oportunizar aos estudantes uma
forma de (re)construir o mundo a partir da reordenação de suas ideias, levando em
conta sua relação com o meio físico e social, de modo que seja propício o seu
desenvolvimento cognitivo (VYGOTSKY apud MOURA et al, 2010). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Produção de textos escritos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | A produção textual como atividade orientadora de ensino: uma experiência no curso de Pedagogia. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |