dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:50:16Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:50:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | CENCI, A. DAMIANI, M.F.. Intervenção formativa: compreendendo o sistema de atividade da intervenção. In: ENPOS, 17, 2015, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2015/CH_01307.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5876 | |
dc.description.abstract | Este breve trabalho apresenta a organização de uma pesquisa, desenvolvida
com um grupo de professores, para discutir e, possivelmente, tornar mais efetiva,
a inclusão dos alunos com necessidades especiais matriculados em sua escola.
O objetivo deste texto é descrever as relações entre os participantes, ocorridas ao
longo da intervenção. O motivo que reuniu as pessoas foi as dificuldades que elas
vinham encontrando no processo de inclusão e a tentativa de transformar
(melhorar) essa situação. A intervenção é analisada como um sistema de
atividade no qual diferentes grupos e indivíduos (também considerados como
sistemas de atividade) estão envolvidos, compartilhando um motivo que aglutina e
orienta as discussões. O planejamento, desenvolvimento e a análise da
intervenção basearam-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. O cerne da
fundamentação sendo as propostas teóricas de LEONTIEV (1978) e de
ENGESTRÖM (1987, 2002, 2013). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de alunos com necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Intervenção formativa: compreendendo o sistema de atividade da intervenção. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |