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Buscando avanços no processo de inclusão: uma intervenção com professores de educação básica
dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:50:26Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:50:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Buscando avanços no processo de inclusão: uma intervenção com professores de educação básica. In: ENPOS, 16, 2014, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/CH_00779.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5877 | |
dc.description.abstract | No Brasil, bem como em diversos países, estamos vivenciando o processo de inclusão dos alunos com necessidades específicas (ou necessidades especiais) na escola regular. Desde 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, são crescentes os investimentos para que todos os alunos frequentem classes regulares. O governo brasileiro tem apostado na criação de salas de recursos multifuncionais nas escolas regulares e na capacitação de professores para trabalhar nesses espaços (CENCI, 2013). Está sendo proposta uma mudança de paradigma: do entendimento de educação especial como espaço segregado, para o de educação especial como parte do ensino comum, sendo ela transversal a todos os níveis de ensino (BRASIL, 2008). Apesar dos investimentos na educação inclusiva, percebe-se nas escolas um descompasso entre o que está determinado no papel e as práticas realizadas. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar um trabalho desenvolvido junto a professores de uma escola regular que buscou discutir o processo de inclusão por eles vivenciado de modo a, coletivamente, propor em avanços a partir das dificuldades que sentiam. A investigação está fundamentada na Teoria da Atividade, que parte das ideias de Vygotski (1995) e Leontiev (1978), chegando às proposições de autores contemporâneos, como Daniels (2011) e Engeström (1987, 2010). Daniels (2011), falando de maneira geral sobre essa Teoria, destaca que ela se dedica à análise do desenvolvimento da consciência por meio da atividade social prática. Vários conceitos da Teoria da Atividade orientaram esta pesquisa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de alunos com necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Buscando avanços no processo de inclusão: uma intervenção com professores de educação básica | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
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Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos [43]
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