dc.creator | Aguiar, Priscila de Souza de | |
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:50:36Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:50:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | AGUIAR, P.S., PERES, L.M.V.. Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas. In: ENPOS, 16, 2014, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/CH_01518.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5878 | |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido durante o mestrado e aborda a temática da
institucionalização de crianças no Brasil. Apresentamos a compreensão do trajeto
inicial da História de Vida de mulheres egressas do Asilo de Órfãs Felisbina
Leivas (Jaguarão/RS) e a repercussão desta experiência em suas vidas, de forma
a evidenciar, através de narrativas biográficas pensadas pelo Imaginário, os
processos educativos vivenciados na instituição presentes na memória das
egressas, bem como as imagens fundantes. Neste trabalho partimos do estudo e compreensão da história das instituições de acolhimento infantil no Brasil (RIZZINI e PILOTTI, 2011;
SCHUELER, 2011; PASSETTI, 1999); situamos a instituição pesquisada
(SOARES, 2004); abordamos brevemente a história das mulheres (PERROT,
2012); tivemos a história de vida como forma de compreensão dos processos de
formação (JOSSO 2010); e utilizamos o Imaginário como suporte para a análise
(MACHADO DA SILVA 2006; PERES 1999, 2009; BACHELARD 1978, 2009). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História de vida e formação | pt_BR |
dc.title | Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |