dc.identifier.citation | HENTGES, A., PERES, L.M.V.. A relação mestre-aluno na capoeira angola contribuições para a educação, a partir dos estudos do imaginário. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_02820.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresento uma investigação sobre a relação do mestre e seus alunos na
Capoeira Angola, alicerçada no referencial teórico dos estudos sobre o
Imaginário, de Gilbert Durand(2002, 1988) e suas implicações para a
educação, a partir de Teixeira e Araújo(2011) e Gusdorf(1967). Neste
referencial teórico o ser humano é entendido como um animal symbolicum e
não rationale(CASSIRER, 2004), e a imaginação simbólica, como uma potência
criadora, que impulsiona o antropos em seu trajeto existencial. Para
Durand(2002, 1988) os símbolos organizam-se em constelações estruturadas
em dois Regimes: um Noturno e um Diurno. O mito aparece numa simbólica de
Regime Noturno, especialmente nas Estruturas Sintéticas, como uma narrativa,
que enlaça a fé religiosa ou mágica, e como música, à qual se acrescenta um
sentido verbal, como uma encantação, e, por ele, tem-se a capacidade mágica
de mudar o mundo (DURAND, 2002, p 361). | pt_BR |