dc.identifier.citation | CELORIO, J.A., PERES, L.M.V.. A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados". In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01304.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa é pautada nos estudos de três autores que participaram daquele
que foi conhecido como Círculo de Eranos, evento que reunia pesquisadores de
várias áreas do saber e, por isso, se configurou em um verdadeiro diálogo
transdisciplinar. Os estudos de Gilbert Durand (1988, 2002, 2008) serão importantes
para trabalhar com a ideia de que a imaginação - simbólica - é equilibradora das
perspectivas racionais e afetivas que constituem o ser humano. Como a
proposta dessa pesquisa é compreender de que maneira a autoimagem simbólica é
construída no processo de adoecimento, a noção de imaginação simbólica permite
buscar uma compreensão instauradora do processo de formação dessa
autoimagem. Da psicologia desenvolvida por Carl Jung (Obras Completas, vls. XII,
XIII e XIV, 2002), pretende-se utilizar os estudos que ele desenvolveu sobre a
alquimia, buscando, dessa forma, meios para compreender o construto
simbólico das histórias de vida e ultrapassar a visão dicotômica que se tem sobre
aquilo que o ser humano constrói. Os estudos e as reflexões de James Hillman
(1984, 2013, 2013) sobre as imagens arquetípicas serão fundamentais para essa
pesquisa trabalho. | pt_BR |