Mostrar el registro sencillo del ítem
O imaginário como mística do ensino em sociologia.
dc.creator | Moura, Lisandro Lucas de Lima | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:51:31Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:51:31Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | MOURA, L.L.L., PERES, L.M.V.. O imaginário como mística do ensino em sociologia. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_00902.pdf. Acesso em 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5883 | |
dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa Cultura Escrita: linguagens e aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Educação (FAE/UFPel), versou sobre a construção de novas experiências educativas para o ensino da Sociologia, a partir do contato com alguns aspectos da tradição cultural do município de Bagé (Rio Grande do Sul). Com base nos trabalhos desenvolvidos no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), utilizei como referencial teórico os estudos do campo do Imaginário, dentre eles a fenomenologia poética de Gaston Bachelard (2008), a ciência do homem e da tradição de Gilbert Durand (2008) e a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli (1988, 1995, 2001). A problemática desta investigação é identificar de que modo o ensino da Sociologia pode contribuir para o processo de reencantamento do mundo e da educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | O imaginário como mística do ensino em sociologia. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos [43]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.