dc.creator | Gonçalves, Vanessa Bugs | |
dc.creator | Vieira, Jarbas Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-06-22T11:26:54Z | |
dc.date.available | 2020-06-22T11:26:54Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Vanessa Bugs; VIEIRA, Jarbas Santos. O discurso das professoras de educação infantil acerca das famílias dos alunos: problematizações. In: ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_00826.pdf. Acesso em 18/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-2902 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6022 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso das professoras1
acerca
das famílias dos alunos e sobre os próprios alunos de Educação Infantil, a fim de
identificar como são percebidas no que se refere à educação das crianças. Quanto
ao referencial teórico, utilizou-se Sayão e Aquino (2004), Aquino (2014) e Garcia
(2002). Valendo-me de Aquino entendo que “os profissionais da educação tornaramse excessivamente preocupados com demandas que não nascem de seu ofício
propriamente, mas que são fagocitadas do universo psicológico” (2004, p.27). Essa
afirmação implica dizer que há no contexto educacional estudado uma busca pela
essência, pela maneira correta de ser família, de ser aluno e de viver o cotidiano
escolar. Com isso, intenta-se ponderar acerca desse ideal produzido pelo discurso
das professoras, problematizando a ideia de família e aluno universal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Alunos - Família | pt_BR |
dc.title | O discurso das professoras de educação infantil acerca das famílias dos alunos: problematizações. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |