dc.identifier.citation | DEMENECH, Flaviana ; VIEIRA, Jarbas Santos. Tecendo olhares em torno do cotidiano escolar a partir dos estudos nos/dos/com os cotidianos. In: ENPOS, 18, 2016, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2016. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2016/CH_00841.pdf. Acesso em 18/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para responder ao objetivo, faz-se necessário compreender o cotidiano
dessa instituição, a sua gênese, seu plano pedagógico, o ethos escolar, sua
maneira de ser, de agir, de conceber e representar a vida escolar. Investigar a
escola e os sujeitos que nela estão é dar privilégio à vida que pulsa nas relações,
produções, ações, tensões, que ocorrem dentro dela. “Narrar o cotidiano escolar
significa deixar emergirem as múltiplas redes que o tecem, essas situações em
que a unicidade e o caráter insubstituível dos dados são, aos olhos das pessoas
envolvidas, decisivos” (FERRAÇO, 2011, p. 42). Por isso, optou-se por uma
pesquisa de abordagem qualitativa, que permite um engajamento maior do
pesquisador na realidade investigada, o que lhe dá condições para uma
compreensão profunda dos processos existentes dentrofora da escola e dos
sentidos produzidos pelos sujeitos na sua relação com o cotidiano escolar. | pt_BR |