dc.identifier.citation | GONÇALVES, Vanessa Bugs ; VIEIRA, Jarbas Santos. A indisciplina sob a ótica da gestão escolar de uma escola pública de Pelotas. In: ENPOS, 16, 2014, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/CH_01321.pdf. Acesso em 18/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz uma análise dos dados de uma pesquisa de especialização
e tem como objetivo apresentar a concepção de uma gestora de uma escola pública
do município de Pelotas acerca da indisciplina dos alunos. O trabalho ainda
apresenta as maneiras como são resolvidos os atos de indisciplina na instituição em
que a gestora atua. Sem intenção de uma prescrição acerca do que fazer com a
indisciplina e muito menos buscar as causas dela, o intuito é analisar como a
indisciplina é concebida pela gestão de uma escola de ensino fundamental,
englobando questionamentos acerca da família, dos regimentos, da autoridade do
professor etc. Além disso, identificar quais as alternativas da gestão para contornála, haja vista que, quando não resolvidos em sala de aula, ocorrências de indisciplina
são comumente levadas para a gestão escolar. As análises realizadas se valem dos
conceitos de poder (FOUCAULT, 2013), e de sujeito ordinário, (CERTEAU, 2012),
como componentes para pensar a indisciplina desses estudantes sob outra
perspectiva, isto é, a que os considera como ativos no processo educacional e, por
isso, subversivos em relação aquilo que foi dado e estabelecido como norma. | pt_BR |