dc.identifier.citation | MEIRELHES, Vanessa Bugs ; VIEIRA, Jarbas Santos. Dispositivos disciplinares e sua relação com a constituição do aluno indisciplinado. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_00994.pdf. Acesso em 18/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a experiência de estágio final da graduação realizado
no ano de 2012 em um 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública
municipal de Pelotas, RS, Brasil. Dessa experiência resultou o projeto de
dissertação de mestrado que está sendo desenvolvido atualmente. Aqui discuto
acerca da indisciplina e a possível constituição dela a partir dos dispositivos
disciplinares recorrentes em sala de aula. Nesse sentido o trabalho irá discorrer
sobre alguns conceitos e aspectos da indisciplina, e, sobretudo, acerca dos usos dos
dispositivos disciplinares como forma de impor a ordem na sala de aula. Além de
trazer teóricos que tratam a respeito da indisciplina (AQUINO, 1996; GARCIA, 2008),
o trabalho problematizará, através de autores como Foucault (1993) e Certeau
(2012) aspectos que podem estar constituindo a indisciplina, bem como possíveis
razões pelas quais os dispositivos disciplinares não conseguem ser aquilo que
gostariam de ser, isto é, disciplinadores e obedecidos por aqueles que devem seguir
as regras, e que, neste caso, se trata dos alunos e alunas da escola estagiada. | pt_BR |