Mostrar el registro sencillo del ítem
Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento.
dc.creator | Albuquerque, Mayra Prates | |
dc.creator | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo | |
dc.creator | Porto, Gilceane Caetano | |
dc.date.accessioned | 2020-07-25T00:02:53Z | |
dc.date.available | 2020-07-25T00:02:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Mayra Prates ; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo ; PORTO, Gilceane Caetano. Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 73-86, jan./abr. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812014000100005 . Acesso em: 24/07/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-6681 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6312 | |
dc.description.abstract | Tem como objetivo apresentar a pesquisa acerca das aprendizagens realizadas por uma acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia, descritas em um memorial reflexivo, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Para análise do memorial de formação escrito pela bolsista ao longo de sua atuação no programa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, da qual emergiram duas diferentes categorias: a) contribuições do Pibid na formação acadêmica; b) efeitos do Pibid na aprendizagem dos alunos atendidos pelo programa na escola de atuação. Conclui-se que a bolsista realizou atividades estratégicas que potencializou sua aprendizagem, como também estimulou a aprendizagem dos alunos da escola envolvidos no programa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Scielo | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Programa de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.title | Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.title.alternative | Written formation memorial kept alongside teaching practice: different kinds of learning about alphabetization and literacy. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812014000100005 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Ensino: Artigos avaliados por pares [21]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Ensino.