Mostrar el registro sencillo del ítem
Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.
dc.creator | Pereira, Igor Daniel Martins | |
dc.creator | Nörnberg, Marta | |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T13:47:22Z | |
dc.date.available | 2020-08-06T13:47:22Z | |
dc.date.issued | 2019-08 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-4712 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIOESTE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sciences | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject | Formation of teacher | pt_BR |
dc.title | Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Ensino: Artigos avaliados por pares [21]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Ensino.