Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPereira, Igor Daniel Martins
dc.creatorNörnberg, Marta
dc.date.accessioned2020-08-06T13:47:22Z
dc.date.available2020-08-06T13:47:22Z
dc.date.issued2019-08
dc.identifier.citationPEREIRA, Igor Daniel Martins ; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE v. 14, n. 32, p. 1-19, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 03 de ago. de 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1981-4712
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6392
dc.description.abstractEste artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIOESTEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectFormation of teacherpt_BR
dc.titleCiências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais.pt_BR
dc.title.alternativeSciences and scientific literacy: theoretical notes for the formation of teachers of the initial years.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem