Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNörnberg, Marta
dc.creatorJäger, Josiane Jarline
dc.creatorSouto, Luiza Kerstner
dc.date.accessioned2020-08-06T13:47:34Z
dc.date.available2020-08-06T13:47:34Z
dc.date.issued2019-04
dc.identifier.citationNORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393
dc.description.abstractEste artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFRGSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleConcepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.pt_BR
dc.typearticlept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem