Mostrar registro simples

dc.creatorVellar, Retiele
dc.date.accessioned2020-08-19T22:29:39Z
dc.date.available2020-08-19T22:29:39Z
dc.date.issued2019-09-09
dc.identifier.citationVELLAR, Retiele. Capital social e Empreendimentos de Economia Solidária: A experiência dos consumidores da Feira Virtual da Rede Bem da Terra. Orientador: Décio Cotrim. 2019. 106f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6429
dc.description.abstractThis study aimed to approximate the principles of solidarity economy to the idea of social capital, emphasizing that social capital is not located in people, but in relationships between them, and that its existence increases the resources available to individuals who are involved in such relationships, forming different arrangements between individuals and associations with common interests. Recognizing social capital as an attribute of non-tangible value that is immersed in social relations, and, since it can only be verified by its functions and results, this research was concerned with studying it in the context of solidarity economic enterprises, as in the case of Bem da Terra network. In this sense, as a central objective, this study sought to measure the levels of social capital in the consumers’ association of the Bem da Terra network, verifying if the elements of social capital are present in the context of the study and if they contribute to the economic sustainability of the Virtual Fair of Bem da Terra network. To achieve these objectives, a mixed methodology was adopted, with the quantitative approach occupied in the measurement of social capital and the qualitative approach occupied in gathering information that aims to deepen and understand to aid the quantitative analysis. The data collected were submitted to descriptive analysis, exploratory factor analysis and student t test. As main conclusions, it is noteworthy that the level of social capital existing in the responsible consumption group (GCR) of the Bem da Terra network can be considered sufficient to guarantee the functioning of the Virtual Fair. For future studies, it is suggested to adapt the instrument used in the quantitative approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectFeira virtualpt_BR
dc.subjectGrupos de consumo responsávelpt_BR
dc.subjectRede Bem da Terrapt_BR
dc.subjectSocial capitalpt_BR
dc.subjectVirtual fairpt_BR
dc.subjectResponsible consumption groupspt_BR
dc.subjectBem da Terra networkpt_BR
dc.titleCapital social e empreendimentos de economia solidária: a experiência dos consumidores da Feira Virtual da Rede Bem da Terrapt_BR
dc.title.alternativeSocial Capital and Solidarity Economy Enterprises: The Consumer Experience of Rede Bem da Terra Virtual Fairpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9092565530614652pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3656453923852203pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Lúcio André de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225990801378892pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou aproximar os princípios da economia solidária à ideia de capital social, salientando que o capital social não se localiza nas pessoas, mas nas relações entre elas, e que a sua existência aumenta os recursos à disposição dos indivíduos que se encontram imersos em tais relações, formando diferentes arranjos entre os indivíduos e associações com interesses comuns. Reconhecendo o capital social como um atributo de valor não tangível que se encontra imerso nas relações sociais, e, em vista de que este só pode ser verificado pelas suas funções e resultados, este estudo se ocupou em estudá-lo no contexto dos empreendimentos de economia solidária, como no caso da Rede Bem da Terra. Neste sentido como objetivo central, o estudo buscou mensurar os níveis de capital social na associação de consumidores da rede Bem da Terra, verificando se os elementos do capital social estão presentes no contexto do estudo e, se contribuem para a sustentabilidade econômica da Feira Virtual da rede Bem da Terra. Para atingir tais objetivos, adotou-se uma metodologia mista, com a abordagem quantitativa ocupada na mensuração do capital social e, a abordagem qualitativa ocupada em levantar informações que visam aprofundar e compreender os resultados da análise quantitativa. Os dados levantados foram submetidos, a análise descritiva, análise fatorial exploratória e teste t de student. Como principais conclusões encontradas, destaca-se que o nível de capital social existente no grupo de consumo responsável (GCR) da rede Bem da Terra, pode ser considerado suficiente para garantir o funcionamento da Feira Virtual. Para futuros estudos, sugere-se adaptação do instrumento utilizado na abordagem quantitativa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cotrim, Décio Souza


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples