As tensões entre a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva: um estudo de caso de uma Unidade Acadêmica de Artes em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Abstract
Esta dissertação visou investigar as tensões oriundas das articulações entre a racionalidade instrumental, dominante no modelo de sociedade mercadocêntrica e a racionalidade substantiva, considerada como afim à área artística, na perspectiva do corpo docente do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O levantamento teórico referente à racionalidade
compreendeu os processos de racionalização, a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva. No que se refere à tensão no ambiente acadêmico, foram utilizadas abordagens que se dedicam à análise da relação entre o modelo de ensino superior formal e a área de artes. A pesquisa se consolidou através da abordagem qualitativa e a coleta de dados empíricos; realizada a partir da realização de 26 entrevistas com roteiros semiestruturados com professores da Unidade estudada. Pela análise dos dados levantados e o referencial teórico, constatou-se que a Unidade vivencia tensões internas e externas ligadas às articulações entre as racionalidades. Concluiu-se que, no âmbito interno, as tensões podem ser amenizadas pelo fomento de atividades ligadas à racionalidade substantiva e à implementação de atividades que incentivem o convívio interdisciplinar entre os
docentes. Por fim, é apresentada uma proposta de intervenção para a criação de oficinas práticas com e para os professores do Centro de Artes.
Collections
The following license files are associated with this item: