Análise do Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos da UFPel: avanços possíveis
Resumen
A avaliação de desempenho é um mecanismo que compara um padrão préestabelecido com a performance praticada, servindo como importante aliada aos gestores na definição das estratégias que envolvem os recursos humanos nas organizações. As instituições públicas, na tentativa de apresentarem resultados mais eficazes e transparentes à sociedade, cada vez mais têm buscado instrumentos gerenciais da iniciativa privada como alternativas de melhoria na gestão. Desde 2005, ano em que a lei nº 11.091 instituiu o Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação (PCCTAE), a avaliação de desempenho passou a ser obrigatória para embasar à concessão da progressão por mérito e às políticas de desenvolvimento desses servidores. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs só foi constituído em 2017, pela Resolução nº 13 do Conselho Universitário. Desde então, a instituição realizou dois
processos avaliativos. O presente trabalho, que é resultado da necessidade de revisão periódica e aprimoramento contínuo do processo de avaliação de desempenho, teve como objetivo precípuo a análise do Programa atual e dos procedimentos praticados na UFPel. Composto por duas etapas, a primeira exploratória e a segunda descritiva, este estudo de caso buscou, por meio de pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas e análise dos Programas de Avaliação de três universidades gaúchas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), a reflexão acerca das peculiaridades do modelo vigente, visando identificar se ele está cumprindo com o papel a que se destina e se há possibilidade
de melhorar os procedimentos atuais de avaliação de desempenho dos TAEs na instituição. Ao concluir a pesquisa, observou-se que, apesar da universidade ter conseguido avançar nesse assunto nos últimos dois anos, depois de quase 12 anos de estagnação, os procedimentos podem ser melhorados. Dessa forma, e com fundamento nos estudos realizados, foram propostas 11 ações com o intuito de
aperfeiçoar o processo da análise de desempenho atualmente realizado na UFPel.
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