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Jogos de linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira
dc.creator | Piovesan, Caliandra | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T18:31:40Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T18:31:40Z | |
dc.date.issued | 2019-12-16 | |
dc.identifier.citation | PIOVESAN, Caliandra. Jogos de Linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6558 | |
dc.description.abstract | Associated to the line of History, Curriculum and Culture of the Post Graduation Program in Mathematics Education of the Federal University of Pelotas (PPGEMAT-UFPel), this research aimed to know and analyze language games played / practiced by organic producers from a rural property located in the city of Pelotas/RS, under an Ethnomathematics perspective. In order to do so, we used a qualitative research approach of ethnographic nature as well as we based our research on the studies on Ethnomathematics by Gelsa Knijnik and researchers from the Inter-institutional Group of Research on Mathematics Education and Society (GIPEMS – Unisinos), which understands and provides visibility to different mathematical knowledge produced by distinct cultures, as well as on the studies by Ludwig Wittgenstein, in his maturity, about language games. The information collection was carried out through semi-structured interview and observations, using a recorder and a field diary. Presenting some mathematical rationality based on organic farming enabled the understanding that school math is only one more of several mathematics used by social, ethnical and cultural groups for their survival and despite all the similarities they may present, their meanings and senses are expressed through their way of life. Bring organic farming and Mathematical Education closer, through language games of the subjects involved, is a way to show another sketch in the understanding of distinct rationalities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Agricultura orgânica | pt_BR |
dc.subject | Jogos de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Organic farming | pt_BR |
dc.subject | Language games | pt_BR |
dc.title | Jogos de linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical language games produced by a family of organic farmers: from the farm to the market. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4162314696796923 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 | pt_BR |
dc.description.resumo | Vinculada à linha de História, Currículo e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT-UFPel), esta pesquisa buscou conhecer e analisar os jogos de linguagem praticados por produtores orgânicos de uma propriedade rural localizada na cidade de Pelotas/RS, sob a perspectiva Etnomatemática. Para tanto, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e foi tido como inspiração os estudos sobre Etnomatemática de Gelsa Knijnik e pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS – Unisinos), que compreende e proporciona visibilidade aos diferentes saberes matemáticos produzidos por distintas culturas, bem como estudos de Ludwig Wittgenstein, em sua maturidade, sobre os jogos de linguagem. A coleta das informações se deu por meio de entrevista semiestruturada e observações, acompanhadas de gravador e diário de campo. Apresentar uma racionalidade matemática tendo como base a agricultura orgânica possibilitou o entendimento de que a matemática escolar é somente mais uma das diversas matemáticas utilizadas por grupos sociais, étnicos e culturais para a sua sobrevivência e, por mais semelhanças de família que apresentem, seus significados e sentidos são expressos através da sua forma de vida. Aproximar a agricultura orgânica e a Educação Matemática, a partir dos jogos de linguagem dos sujeitos envolvidos, é uma forma de mostrar um outro desenhar no entendimento de distintas racionalidades. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Márcia Souza da |