dc.creator | Nachtigall, Cícero | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T18:40:54Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T18:40:54Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.citation | NACHTIGALL, Cícero. O uso da Sala de Aula Invertida no ensino superior: preenchendo lacunas em conteúdos de matemática elementar. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6559 | |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate how the main characteristics attributed to the Flipped classroom methodology, such as teaching personalization, student autonomy, teacher / student and student / student interaction and improvement in learning, were identified by the participants of a short course offered by the Mathematics Support Group project. Theoretical basis was sought in Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich and Moran (2018), Bergmann (2018), Bergmann and Sams (2018), Moran (2012, 2013, 2015), Valente (2014, 2015), Mattar (2017) and Talbert (2019). Twenty-eight undergraduate students from the Federal University of Pelotas and seven ones from the Federal Institute of Rio Grande do Sul, Campus Pelotas, were subjects of this research. The research was carried out in a short course offered by the project, in which this methodology was adopted for the first time. The data collection instruments were questionnaires, observations and interviews. All of them were analyzed qualitatively using the technique of content analysis. The research results showed that students, in general, approved of the methodology and indicated greater personalization of teaching, autonomy, interaction and greater learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Flipped classroom | pt_BR |
dc.subject | Blended learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.title | O uso da Sala de aula invertida no ensino superior: preenchendo lacunas em conteúdos de matemática elementar. | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of the Flipped classroom in higher education: filling gaps in elementary mathematics content | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4909526156022838 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi investigar como as principais características atribuídas à metodologia Sala de Aula Invertida, tais como personalização do ensino, autonomia do discente, interação professor/aluno e aluno/aluno e melhora na aprendizagem, foram identificadas pelos participantes de um curso de curta duração oferecido pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática. Buscou-se fundamentação teórica em Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018), Bergmann (2018), Bergmann e Sams (2018), Moran (2012, 2013, 2015), Valente (2014, 2015), Mattar (2017) e Talbert (2019). Foram sujeitos desta pesquisa 28 estudantes de graduação da Universidade Federal de Pelotas e 7 do Instituto Federal Sul-riograndense, Campus Pelotas. A pesquisa foi realizada em um curso de curta duração oferecido pelo projeto, no qual foi adotada pela primeira vez esta metodologia. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, observações, entrevistas, analisados qualitativamente utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes, em geral, demonstraram aprovação da metodologia e indicaram maior personalização do ensino, autonomia, interação e maior aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Rozane da Silveira | |