Show simple item record

dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.date.accessioned2020-10-08T18:40:54Z
dc.date.available2020-10-08T18:40:54Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.citationNACHTIGALL, Cícero. O uso da Sala de Aula Invertida no ensino superior: preenchendo lacunas em conteúdos de matemática elementar. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6559
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate how the main characteristics attributed to the Flipped classroom methodology, such as teaching personalization, student autonomy, teacher / student and student / student interaction and improvement in learning, were identified by the participants of a short course offered by the Mathematics Support Group project. Theoretical basis was sought in Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich and Moran (2018), Bergmann (2018), Bergmann and Sams (2018), Moran (2012, 2013, 2015), Valente (2014, 2015), Mattar (2017) and Talbert (2019). Twenty-eight undergraduate students from the Federal University of Pelotas and seven ones from the Federal Institute of Rio Grande do Sul, Campus Pelotas, were subjects of this research. The research was carried out in a short course offered by the project, in which this methodology was adopted for the first time. The data collection instruments were questionnaires, observations and interviews. All of them were analyzed qualitatively using the technique of content analysis. The research results showed that students, in general, approved of the methodology and indicated greater personalization of teaching, autonomy, interaction and greater learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleO uso da Sala de aula invertida no ensino superior: preenchendo lacunas em conteúdos de matemática elementar.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of the Flipped classroom in higher education: filling gaps in elementary mathematics contentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4909526156022838pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar como as principais características atribuídas à metodologia Sala de Aula Invertida, tais como personalização do ensino, autonomia do discente, interação professor/aluno e aluno/aluno e melhora na aprendizagem, foram identificadas pelos participantes de um curso de curta duração oferecido pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática. Buscou-se fundamentação teórica em Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018), Bergmann (2018), Bergmann e Sams (2018), Moran (2012, 2013, 2015), Valente (2014, 2015), Mattar (2017) e Talbert (2019). Foram sujeitos desta pesquisa 28 estudantes de graduação da Universidade Federal de Pelotas e 7 do Instituto Federal Sul-riograndense, Campus Pelotas. A pesquisa foi realizada em um curso de curta duração oferecido pelo projeto, no qual foi adotada pela primeira vez esta metodologia. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, observações, entrevistas, analisados qualitativamente utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes, em geral, demonstraram aprovação da metodologia e indicaram maior personalização do ensino, autonomia, interação e maior aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record