Mostrar el registro sencillo del ítem
A contribuição do origami na geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos na formação dos professores de matemática
dc.creator | Gonçalves, Elisane Strelow. | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T19:16:17Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T19:16:17Z | |
dc.date.issued | 2018-08-07 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Elisane Strelow. A contribuição do Origami na Geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6561 | |
dc.description.abstract | The present dissertation has as main objective to build origami techniques with the research subjects, to stimulate the skills that lead to the understanding of geometric concepts. The research was carried out with students of the third and fourth semester of the Mathematics Degree in Distance of Pelotas Federal University, Pole of São Lourenço do Sul - RS, with the questioning: What contributions Origami can bring to the understanding of basic geometric concepts? The research is research-action type. Data collection and analysis were done through a questionnaire with open questions, formulated and made available in Google, forms, photographs of the workshops and publications of the participants in the closed group in the social network Facebook, which was created to follow the process of the research and for interaction between researchers and researchers. The theoretical contribution was made by D'Ambrosio (1996), Armstrong (1995), Moran (1995), Pereira (2006-2017) Cosenza and Guerra (2001), Barbosa (2015), Genova (2009), Gardner (1994), Fonseca (2002), Nóvoa (1995) and Paiva (2002). Thus, greater knowledge about the Multiple Intelligence, Neuroscience and Education was acquired, as well as its relationship with the production of videos in the classroom, on Geometry and Origami teaching in the Mathematics discipline and the teacher’s formation in the level of College Education and continuing education. During the research, it was noticed that the level of relationship between students underwent positive transformations, which solidified their relationship, sharing learning and experiences, helping other colleagues; factors considered important in any student environment, thus proving that Origami is a resource, capable of involving students in their own construction of knowledge, as well as in group work. Discussion analysis and participants behavior during the accomplishment of the activities with Origami demonstrated that, the folds are an excellent methodological resource in the teaching and learning of Flat and Space Geometry contents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Origami | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas inteligências | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Multiple intelligences | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | A contribuição do origami na geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos na formação dos professores de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Origami's contribution to Geometry: developing skills and concepts. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6185068392047883 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8229279571627360 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como principal objetivo construir com os sujeitos da pesquisa técnicas de origami, de forma a estimular as habilidades que levam à compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro e do quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Polo de São Lourenço do Sul – RS, com o questionamento: Quais contribuições o Origami pode trazer para o entendimento de conceitos geométricos básicos? A pesquisa é do tipo pesquisa-ação. A coleta e a análise de dados foram feitas a partir de um questionário com perguntas abertas, formuladas e disponibilizadas no Google, formulários, fotografias das oficinas e publicações dos participantes no grupo fechado na rede social Facebook, que foi criado para acompanhamento do processo da pesquisa e para interação entre pesquisados e pesquisadora. O aporte teórico contou com as obras de D’Ambrosio (1996), Armstrong (1995), Moran (1995), Pereira (2006-2017) Cosenza e Guerra (2001), Barbosa (2015), Gênova (2009), Gardner (1994), Fonseca (2002), Nóvoa (1995) e Paiva (2002). Assim, adquiriu-se maior conhecimento sobre as Múltiplas Inteligências, Neurociência e Educação, bem como sua relação com a produção de vídeos na sala de aula, sobre Geometria e ensino do Origami na disciplina de Matemática e a formação dos professores em nível de Ensino Superior e formação continuada. Durante a realização da pesquisa, percebeu-se que o nível de relacionamento entre os estudantes passou por positivas transformações, as quais solidificaram a relação dos mesmos, compartilhando aprendizagens e experiências, auxiliando os demais colegas; fatores considerados importantes em qualquer ambiente estudantil, podendo assim, comprovar que o Origami é um recurso, capaz de envolver alunos em sua própria construção do conhecimento, bem como nos trabalhos em grupo. A análise das discussões e o comportamento dos participantes durante a realização das atividades com Origami demonstraram que, as dobraduras são um excelente recurso metodológico no ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Plana e Espacial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Josias Pereira da |