Sistemas lineares sob a ótica dos registros de representação semiótica: uma análise dos entendimentos de acadêmicos do ensino superior

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Data
2019-09-18Autor
Santos, Gabrielle Nunes dos
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A presente pesquisa tem como objetivo mapear os entendimentos dos acadêmicos do Ensino Superior sobre Sistemas Lineares sob a ótica dos Registros de Representação Semiótica Semiótica. Para atender o objetivo geral o texto discorre sobre a teoria dos Registros de Representação Semiótica, aporte teórico da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo definida como um estudo de caso. Os participantes dessa pesquisa são acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas que estavam matriculados nas disciplinas de Álgebra Linear I e II no segundo semestre de 2018. Os dados foram produzidos a partir de uma sequência de atividades envolvendo o conteúdo já mencionado, de um questionário sobre dados gerais dos discentes participantes da pesquisa e de seus entendimentos referentes ao uso de tecnologias digitais nas aulas de Álgebra Linear. As categorias propostas para a análise foram: Compreensão dos Sistemas Lineares; Registros de Representação Semiótica; Argumentos ; Métodos escolhidos para a resolução de Sistemas de Equações Lineares; Situações problema; e por fim, Software A análise dos dados permitiu concluir que c om relação à compreensão dos acadêmicos referente ao conceito de Sistemas de Equações Lineares esta possui alguns equívocos como o fato de que todo Sistema Linear é representado por uma matriz quadrada, bem como, as resoluções dos acadêmicos apresenta m conhecimento da definição de Sistemas Lineares presentes nos livros textos, trazendo em algum momento traços destas em suas resoluções. Na análise referente aos Registros de Representação Semiótica as resoluções dos acadêmicos evidenciaram os registros de representação em língua natural, algébrica, matricial e por último, a
representação gráfica , nesta ordem . Pode se d estacar que em ambas as turmas, os discentes tiveram dificuldades de justificar e argumentar a fim de aferir a veracidade de um teorema assim como, percebeu se a falta de compreensão d a linguagem formal presente neste tipo de atividade. Ao analisar os métodos apresentados para a resolução de Sistemas Lineares, identificou se que em ambas as turmas os métodos escolhidos em maioria foram Substituição e Escalonamento/Eliminação Gaussiana. Constatou se uma limitada capacidade dos discentes em reconhecer e aplicar o conhecimento matemático a situações da própria Matemática ou de outras áreas do conhecimento Quanto ao uso de software, houve duas indicações principais dos participantes, o uso do software GeoGebra, e o uso da programação dos métodos numéricos para a resolução de Sistemas Lineares.
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