dc.creator | Brignol, Josiane de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T21:29:02Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T21:29:02Z | |
dc.date.issued | 2019-07-10 | |
dc.identifier.citation | BRIGNOL, J. de M. Expressando pensamentos de porcentagem por meio da produção de vídeo estudantil. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6568 | |
dc.description.abstract | The present work deals with a research that aims to relate the production of student video and mathematics. This study has as general objective to analyze how elementary school students express percentage thoughts with the production of video and to arrive at such analysis have as specific objectives: identify the strategies that the students use to express percentage thoughts in the video; reflect about the aspects that the video production brings to the teaching of mathematics and observe the students' interest in mathematics during the process of the video production. It results a qualitative research in the research-teaching modality, since it has a focus to investigate particularities of the audiovisual production of a group of 8º year, constituted by 12 students of E.M.E.F. Professora Delfina Bordalo de Pinho, located in the rural area of the municipality of Capão do Leão-RS. The research-teaching is due to the fact that it was performed by the class mathematics teacher, in order to intervene in the teaching of students in the II academic quarter of 2018. For the theoretical basis were used: Paulo Freire, Ubiratan D'Ambrósio, Josias Pereira da Silva, José Manuel Moran and Heloísa Dupas Penteado. As instruments of data collection, 2 questionnaires were used, 1 semi-structured interview, activity books, researcher's field diary, 2 videos of up to ten minutes produced by the researched group. For the analysis of the data, Laurence Bardin Content Analysis method was used, categorizing and interpreting the results based on the theoretical reference. Among the reflections of the research it was possible to perceive the development of the students through collaborative research, as well as the difficulty in contextualizing mathematics in audiovisual production and the lack of interest in this practice when linked to specific content. However, there are still few investigations with this bias and it is necessary to deepen the research for a more concise evaluation of this result. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Porcentagem | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeo estudantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Video production | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Rural school | pt_BR |
dc.title | Expressando pensamentos de porcentagem por meio da produção de vídeo estudantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Expressing thoughts of percent by average production of student video | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0268668384307195 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8229279571627360 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa que visa relacionar a produção de vídeo estudantil e a matemática. Este estudo tem como objetivo geral investigar como alunos do Ensino Fundamental expressam pensamentos de porcentagem com a produção de vídeo e, para que se chegue a tal análise, tem-se como objetivos específicos: identificar as estratégias que os estudantes utilizam para expressar pensamentos de porcentagem no vídeo; refletir sobre os aspectos que a produção de vídeo traz para o ensino da matemática e observar o interesse dos alunos pela matemática durante o processo da produção de vídeo. Resulta em uma pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ensino, pois teve como foco investigar particularidades da produção audiovisual de uma turma de 8º ano, constituída por 12 alunos da E.M.E.F. Professora Delfina Bordalo de Pinho, localizada na área rural do município de Capão do Leão-RS. A pesquisa-ensino deve-se ao fato de ter sido realizada pela professora de matemática da turma, de forma a intervir no ensino dos estudantes no II trimestre letivo de 2018. Para o embasamento teórico foram utilizados: Paulo Freire, Ubiratan D’Ambrósio, Josias Pereira, José Manuel Moran e Heloísa Dupas Penteado. Como instrumentos da coleta de dados foram utilizados 2 questionários, 1 entrevista semiestruturada, cadernos de atividades, diário de campo da pesquisadora, 2 vídeos de até dez minutos produzidos pela turma pesquisada. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, categorizando e interpretando os resultados embasados no referencial teórico. Entre as reflexões da pesquisa foi possível perceber o desenvolvimento dos estudantes a partir da pesquisa colaborativa, assim como a dificuldade em contextualizar a matemática na produção audiovisual e o desinteresse por esta prática quando ligada a um conteúdo específico. Contudo, ainda são poucas as investigações com este viés sendo necessário aprofundar as pesquisas para uma avaliação mais concisa deste resultado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Josias Pereira da | |