dc.creator | Fonseca, Letiane Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T21:37:12Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T21:37:12Z | |
dc.date.issued | 2020-03-09 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Letiane Oliveira da. Jogos de linguagem produzidos por mulheres na ocupação do Quadrado e seus movimentos de contraconduta. 2020. 113f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6569 | |
dc.description.abstract | The research linked to the History, Curriculum and Culture Research Line, of the Graduate Program of the Federal University of Pelotas (PPGEMAT / UFPel), aimed to identify and analyze the language games produced by a group of women from the Quadrado in an ethnomathematics perspective when they narrate their experiences during the occupation. Theoretical contributions use post-structuralist, theorizations based on studies in the ethnomathematics perspective of Knijnik, Wanderer, Giongo and Duarte (2013), in the language games of the philosopher Wittgenstein (2000), in their maturity, phase and in the concept of counter-conduct by Michel Foucault (2008). The investigation was carried out in a qualitative approach with an exploratory character and for data collection, ethnographic inspiration was used with instruments of participant observation, field diary and photographs. To compose the production of the data, narrative interviews were used, when four residents, from different generations, report their memories about the occupation of a community known as Quadrado, located in the Porto district of the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. The material collected was analyzed in a descriptive-analytical, way according to Paraíso (2012) considering as analytical tools the notion of counter-conduct by Foucault (2008) and language games, uses, family similarities and forms of life by Wittgenstein (2000). The analyzes carried pointed that the language games of the group of women come from practices they have experienced, insofar as they have been establishing their homes through struggles, resistances, counter-conduct movements. They counted, measured, outlined their space, built shapes, not using exactness, organized themselves by governing themselves, evidencing, in their narratives, the existence of other ways to measure, associate, classify, indicate time, present in each stage of construction and housing in the Quadrado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Contraconduta | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Language games | pt_BR |
dc.subject | Counter-conduct | pt_BR |
dc.title | Jogos de linguagem produzidos por mulheres na ocupação do Quadrado e seus movimentos de contraconduta. | pt_BR |
dc.title.alternative | Language games produced by women in the occupation of the Quadrado and its counter-conduct movements | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2534457475282190 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa História, Currículo e Cultura, do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT/UFPel), teve como objetivo identificar e analisar os jogos de linguagem produzidos por um grupo de mulheres do Quadrado, quando narram as suas vivências durante a ocupação em uma perspectiva etnomatemática. Os aportes teóricos utilizam teorizações pós-estruturalistas, tendo como referência estudos na perspectiva etnomatemática de Knijnik, Wanderer, Giongo e Duarte (2013), nos jogos de linguagem do filósofo Wittgenstein (2000), em sua fase de maturidade, e no conceito de contraconduta de Michel Foucault (2008). A investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e, para a coleta de dados, foi utilizada inspiração etnográfica com instrumentos de observação participante, diário de campo e fotografias. Para compor a produção dos dados, utilizou-se entrevistas narrativas, quando quatro moradoras, de gerações diferentes, relatam as suas vivências sobre a ocupação de uma comunidade conhecida como Quadrado, localizada no bairro Porto da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. O material coletado foi analisado de forma descritiva-analítica, conforme as ideias de Paraíso (2012), considerando, como ferramentas analíticas, a noção de contraconduta de Foucault (2008) e de jogos de linguagem, usos, semelhanças de família e formas de vida de Wittgenstein (2000). As análises realizadas apontam que os jogos de linguagem do grupo de mulheres são provenientes de práticas por elas vivenciadas, à medida que foram estabelecendo suas moradias mediante lutas, resistências e movimentos de contraconduta. Contavam, mediam, delineavam seu espaço, construíam formas, não utilizando exatidões, organizavam-se governando a si mesmas, evidenciando, em suas narrativas, a existência de outras formas de mensurar, associar, classificar, indicar tempo, presentes em cada etapa de construção e moradia no Quadrado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Márcia Souza da | |