Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Mélany Silva dos
dc.date.accessioned2020-10-08T22:48:24Z
dc.date.available2020-10-08T22:48:24Z
dc.date.issued2019-04-11
dc.identifier.citationSANTOS, Mélany Silva dos. A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense. 295 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6572
dc.description.abstractThis master’s research is linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEMAT) of the Federal University of Pelotas (UFPel) and had two objectives: first, it aimed to set up the Documentary Collection “Mathematics in Entrance Examinations to Ginásio Pelotense”, based on archives of the Museum of Colégio Municipal Pelotense, located in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, and contemplating the period between 1925 and 1971; second, it aimed to analyze the documents of the Collection to investigate how Mathematics was taught in the preparatory course for entrance exams to Ginásio Pelotense, referring to the decades of 1960 and 1970. The Collection included three categories, namely, administrative documents, pedagogical documents and mathematical documents. The Collection enabled some reflections on possible potentials for research in the history of education and the history of mathematical education. Regarding the analysis of the preparatory course, we identified traces of a school culture that prepared the students to take the entrance exams at the same time as they were getting used to the new study habits typical of secondary education, functioning not only as a space of improvement of the candidates but also as a first filter of access to the Ginásio. As for the mathematics of the preparatory course, we were able to identify that during the 1960s, mathematics contents were closely associated with the national prescriptions for entrance exams of 1959, and with the Programa Experimental para o Ensino Primário Gaúcho, published in the same year. Finally, the analysis also identified a significant change in the mathematics of the course in 1971, in which traces related to Modern Mathematics appear.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectFundo documentalpt_BR
dc.subjectExames de admissãopt_BR
dc.subjectCurso Preparatório ao Ginásiopt_BR
dc.subjectGinásio Pelotensept_BR
dc.subjectHistory of mathematical educationpt_BR
dc.subjectDocumentary collectionpt_BR
dc.subjectEntrance examspt_BR
dc.subjectPreparatory courses to Gymnasiumpt_BR
dc.titleA Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotensept_BR
dc.title.alternativeThe Compilation of a Documentary Collection and the Mathematics of the Preparatory Course to the Entrance Examination for Ginásio Pelotense.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3764169828619220pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7498606960275122pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem dois objetivos: o primeiro, a constituição do Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Ginásio Pelotense”, com base em arquivos do Museu do Colégio Municipal Pelotense, localizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, contemplando o período de 1925 à 1971; o segundo objetivo consiste na análise da matemática no curso preparatório para os exames de admissão ao Ginásio Pelotense, referente as décadas de 1960 e 1970,realizada a partir desses documentos do Fundo Documental. O Fundo foi constituído em três categorias, a saber, documentos administrativos, documentos pedagógicos e documentos de matemática, que possibilitaram algumas reflexões sobre possíveis potenciais para pesquisas em história da educação e história da educação matemática. Com relação à análise do curso preparatório, identificou-se marcas de uma cultura escolar que preparava os alunos para prestarem os exames de admissão ao mesmo tempo em que se habituavam aos novos hábitos de estudos típicos do ensino secundário, funcionando tanto como um espaço de aperfeiçoamento dos candidatos quanto como um primeiro filtro de acesso ao ginásio. Em relação à matemática do curso preparatório, foi possível identificar que durante a década de 1960, os conteúdos de matemática estavam muito associados com as prescrições nacionais para os exames de admissão, de 1959, e com o Programa Experimental para o Ensino Primário Gaúcho, publicado no mesmo ano. Por último, foi identificado também, uma mudança significativa na matemática do curso em 1971, em que aparecem marcas relacionadas à Matemática Moderna.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Diogo Franco


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples