dc.creator | Santos, Mélany Silva dos | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T22:48:24Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T22:48:24Z | |
dc.date.issued | 2019-04-11 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mélany Silva dos. A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense. 295 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6572 | |
dc.description.abstract | This master’s research is linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEMAT) of the Federal University of Pelotas (UFPel) and had two objectives: first, it aimed to set up the Documentary Collection “Mathematics in Entrance Examinations to Ginásio Pelotense”, based on archives of the Museum of Colégio Municipal Pelotense, located in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, and contemplating the period between 1925 and 1971; second, it aimed to analyze the documents of the Collection to investigate how Mathematics was taught in the preparatory course for entrance exams to Ginásio Pelotense, referring to the decades of 1960 and 1970. The Collection included three categories, namely, administrative documents, pedagogical documents and mathematical documents. The Collection enabled some reflections on possible potentials for research in the history of education and the history of mathematical education. Regarding the analysis of the preparatory course, we identified traces of a school culture that prepared the students to take the entrance exams at the same time as they were getting used to the new study habits typical of secondary education, functioning not only as a space of improvement of the candidates but also as a first filter of access to the Ginásio. As for the mathematics of the preparatory course, we were able to identify that during the 1960s, mathematics contents were closely associated with the national prescriptions for entrance exams of 1959, and with the Programa Experimental para o Ensino Primário Gaúcho, published in the same year. Finally, the analysis also identified a significant change in the mathematics of the course in 1971, in which traces related to Modern Mathematics appear. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | História da educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Fundo documental | pt_BR |
dc.subject | Exames de admissão | pt_BR |
dc.subject | Curso Preparatório ao Ginásio | pt_BR |
dc.subject | Ginásio Pelotense | pt_BR |
dc.subject | History of mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Documentary collection | pt_BR |
dc.subject | Entrance exams | pt_BR |
dc.subject | Preparatory courses to Gymnasium | pt_BR |
dc.title | A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense | pt_BR |
dc.title.alternative | The Compilation of a Documentary Collection and the Mathematics of the Preparatory Course to the Entrance Examination for Ginásio Pelotense. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3764169828619220 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7498606960275122 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem dois objetivos: o primeiro, a constituição do Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Ginásio Pelotense”, com base em arquivos do Museu do Colégio Municipal Pelotense, localizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, contemplando o período de 1925 à 1971; o segundo objetivo consiste na análise da matemática no curso preparatório para os exames de admissão ao Ginásio Pelotense, referente as décadas de 1960 e 1970,realizada a partir desses documentos do Fundo Documental. O Fundo foi constituído em três categorias, a saber, documentos administrativos, documentos pedagógicos e documentos de matemática, que possibilitaram algumas reflexões sobre possíveis potenciais para pesquisas em história da educação e história da educação matemática. Com relação à análise do curso preparatório, identificou-se marcas de uma cultura escolar que preparava os alunos para prestarem os exames de admissão ao mesmo tempo em que se habituavam aos novos hábitos de estudos típicos do ensino secundário, funcionando tanto como um espaço de aperfeiçoamento dos candidatos quanto como um primeiro filtro de acesso ao ginásio. Em relação à matemática do curso preparatório, foi possível identificar que durante a década de 1960, os conteúdos de matemática estavam muito associados com as prescrições nacionais para os exames de admissão, de 1959, e com o Programa Experimental para o Ensino Primário Gaúcho, publicado no mesmo ano. Por último, foi identificado também, uma mudança significativa na matemática do curso em 1971, em que aparecem marcas relacionadas à Matemática Moderna. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rios, Diogo Franco | |