dc.creator | Araújo, Francine Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T23:47:28Z | |
dc.date.available | 2020-10-14T23:47:28Z | |
dc.date.issued | 2018-08-28 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6578 | |
dc.description.abstract | The present study had as objective to identify in the Cecy Lamb Thofehrn’s Playing with Numbers Collection the mathematical knowledge and pedagogical ideology of the Progressive Education. The Collection of schoolbooks Playing with Numbers is destined for Primary Education and it contains 4 copies, one for each school year. The investigation proposal of the research has qualitative character and historical nature, objectified through documentary analysis with a look at the schoolbooks destined to primary education. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaucha, primary school teacher in Rio Grande do Sul, was the author of collections of schoolbooks and a member of the Center of Research and Educational Guidance (CPOE). According to the documents found, we noticed that the author always sought professional improvement, taking courses in Brazil and abroad. We identified a relation between the methodological proposal and mathematical contents of the collection with the stipulated in the Experimental Program of Mathematics for Primary Education published in the Journal of Teaching. The contents of Arithmetic prevail in the text, but Geometry is also present as well as the Systems of Measurements. Beyond that, there are indications of the Progressive Education movement in the
analyzed collection. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | História da educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Coleção Escola Nova | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com números" (1956-1960) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9207127625672390 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7810711686517284 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números é destinada ao Ensino Primário e contém quatro exemplares, um para cada ano escolar. A proposta de investigação da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho
histórico, objetivada por meio da análise documental com um olhar para os livros didáticos destinados ao ensino primário. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaúcha, professora do ensino primário no Rio Grande do Sul, foi autora de coleções de livros didáticos e membro do Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE). De acordo com os documentos encontrados, percebe-se que a autora sempre buscou aprimoramento profissional, tendo realizado cursos no Brasil e no exterior. Identificou-se uma relação entre a proposta metodológica e conteúdos matemáticos da coletânea com o estipulado no Programa Experimental de Matemática para o Ensino Primário publicado na Revista de Ensino. Prevalecem no texto os conteúdos de Aritmética, mas a Geometria também se faz presente, assim como os Sistemas de Medidas. Além disso, há indícios do movimento da Escola Nova na coletânea
analisada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva | |