Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).

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Data
2020-04-23Autor
Castro, Luís Giovani Adamoli
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Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.
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