Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente.
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como as professoras
iniciantes vão se constituindo e se identificando profissionalmente. Outros objetivos
desta investigação foram analisar como as professoras se expressam em relação à
sala de aula, observar se mobilizam algum saber docente nos primeiros anos da
docência, buscar indicativos marcantes na percepção das professoras sobre a
docência e analisar as dificuldades encontradas na atuação docente. Essas docentes
atuam nos anos iniciais, na rede pública de ensino do município de Pelotas e são
egressas do curso de licenciatura em Pedagogia/UFPel. Deste modo, o estudo foi
realizado com base em uma pesquisa qualitativa na qual os dados foram obtidos
através de uma entrevista semiestruturada. Partimos de algumas ideias iniciais e
referenciais teóricos que mostram que a formação de professores e o início da carreira
são um período importante na constituição docente e reconhecem que os professores
são produtores de saberes. Alguns autores que subsidiaram a discussão foram,
Marcelo García (1999,2010), Schön (1983,1992), Tardif (2008,2014), Huberman
(1992), Nóvoa (1992,1995,2013), Freire (1986,2014), dentre outros. Foi possível
observar que as quatro entrevistadas revelaram que suas experiências iniciais foram
marcantes com situações desafiadoras, do mesmo modo as práticas que
desenvolvem precisam ser refletidas e que esses processos juntamente com o
conhecimento adquirido na formação, vão ajudando-as a constituírem-se como
professoras. O estudo permite afirmar que as professoras iniciantes se fazem
docentes através das descobertas e dos desafios, do resgate de suas experiências
estudantis, dos modelos de seus antigos professores, da relação que estabelecem em
aula com seus alunos e das reflexões que fazem sobre suas práticas.
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