dc.creator | Bonat, Ana Paula Goulart | |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T23:33:15Z | |
dc.date.available | 2021-01-29 | |
dc.date.available | 2021-01-29T23:33:15Z | |
dc.date.issued | 2020-07-16 | |
dc.identifier.citation | BONAT, Ana Paula Goulart. Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. Orientadora: Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6935 | |
dc.description.abstract | The present research had as main objective to understand how the beginning teachers
are constituting and identifying themselves professionally. Other objectives of this
investigation were to analyze how teachers express themselves in relation to the
classroom, to observe whether they mobilize any teaching knowledge in the first years
of teaching, to look for striking indications in the teachers' perception of teaching and
to analyze the difficulties encountered in teaching. These teachers work in the early
years, in the public school system in the municipality of Pelotas and are graduates of
the degree course in Pedagogy / UFPel. In this way, the study was carried out based
on a qualitative research in which the data were obtained through a semi-structured
interview. We start from some initial ideas and theoretical references that show that
teacher training and the beginning of a career are an important period in the
constitution of teachers and recognize that teachers are producers of knowledge.
Some authors who supported the discussion were Marcelo García (1999,2010), Schön
(1983,1992), Tardif (2008,2014), Huberman (1992), Nóvoa (1992,1995,2013,), Freire
(1986,2014), among others. It was possible to observe that the four interviewees
revealed that their initial experiences were remarkable with challenging situations, in
the same way the practices they develop need to be reflected and that these
processes, together with the knowledge acquired in the training, help them to constitute
themselves as teachers. The study allows to affirm that the beginning teachers become
teachers through the discoveries and challenges, the rescue of their student
experiences, the models of their former teachers, the relationship they establish in
class with their students and the reflections they make about their practices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Beginning teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.title | Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. | pt_BR |
dc.title.alternative | Beginner teachers in the initial years: knowledge and practices as an articulating perspectivem for your teaching constitution. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4060393239627927 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como as professoras
iniciantes vão se constituindo e se identificando profissionalmente. Outros objetivos
desta investigação foram analisar como as professoras se expressam em relação à
sala de aula, observar se mobilizam algum saber docente nos primeiros anos da
docência, buscar indicativos marcantes na percepção das professoras sobre a
docência e analisar as dificuldades encontradas na atuação docente. Essas docentes
atuam nos anos iniciais, na rede pública de ensino do município de Pelotas e são
egressas do curso de licenciatura em Pedagogia/UFPel. Deste modo, o estudo foi
realizado com base em uma pesquisa qualitativa na qual os dados foram obtidos
através de uma entrevista semiestruturada. Partimos de algumas ideias iniciais e
referenciais teóricos que mostram que a formação de professores e o início da carreira
são um período importante na constituição docente e reconhecem que os professores
são produtores de saberes. Alguns autores que subsidiaram a discussão foram,
Marcelo García (1999,2010), Schön (1983,1992), Tardif (2008,2014), Huberman
(1992), Nóvoa (1992,1995,2013), Freire (1986,2014), dentre outros. Foi possível
observar que as quatro entrevistadas revelaram que suas experiências iniciais foram
marcantes com situações desafiadoras, do mesmo modo as práticas que
desenvolvem precisam ser refletidas e que esses processos juntamente com o
conhecimento adquirido na formação, vão ajudando-as a constituírem-se como
professoras. O estudo permite afirmar que as professoras iniciantes se fazem
docentes através das descobertas e dos desafios, do resgate de suas experiências
estudantis, dos modelos de seus antigos professores, da relação que estabelecem em
aula com seus alunos e das reflexões que fazem sobre suas práticas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |