Show simple item record

dc.creatorBonat, Ana Paula Goulart
dc.date.accessioned2021-01-29T23:33:15Z
dc.date.available2021-01-29
dc.date.available2021-01-29T23:33:15Z
dc.date.issued2020-07-16
dc.identifier.citationBONAT, Ana Paula Goulart. Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. Orientadora: Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6935
dc.description.abstractThe present research had as main objective to understand how the beginning teachers are constituting and identifying themselves professionally. Other objectives of this investigation were to analyze how teachers express themselves in relation to the classroom, to observe whether they mobilize any teaching knowledge in the first years of teaching, to look for striking indications in the teachers' perception of teaching and to analyze the difficulties encountered in teaching. These teachers work in the early years, in the public school system in the municipality of Pelotas and are graduates of the degree course in Pedagogy / UFPel. In this way, the study was carried out based on a qualitative research in which the data were obtained through a semi-structured interview. We start from some initial ideas and theoretical references that show that teacher training and the beginning of a career are an important period in the constitution of teachers and recognize that teachers are producers of knowledge. Some authors who supported the discussion were Marcelo García (1999,2010), Schön (1983,1992), Tardif (2008,2014), Huberman (1992), Nóvoa (1992,1995,2013,), Freire (1986,2014), among others. It was possible to observe that the four interviewees revealed that their initial experiences were remarkable with challenging situations, in the same way the practices they develop need to be reflected and that these processes, together with the knowledge acquired in the training, help them to constitute themselves as teachers. The study allows to affirm that the beginning teachers become teachers through the discoveries and challenges, the rescue of their student experiences, the models of their former teachers, the relationship they establish in class with their students and the reflections they make about their practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectBeginning teacherspt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.titleProfessoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente.pt_BR
dc.title.alternativeBeginner teachers in the initial years: knowledge and practices as an articulating perspectivem for your teaching constitution.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4060393239627927pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como as professoras iniciantes vão se constituindo e se identificando profissionalmente. Outros objetivos desta investigação foram analisar como as professoras se expressam em relação à sala de aula, observar se mobilizam algum saber docente nos primeiros anos da docência, buscar indicativos marcantes na percepção das professoras sobre a docência e analisar as dificuldades encontradas na atuação docente. Essas docentes atuam nos anos iniciais, na rede pública de ensino do município de Pelotas e são egressas do curso de licenciatura em Pedagogia/UFPel. Deste modo, o estudo foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa na qual os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada. Partimos de algumas ideias iniciais e referenciais teóricos que mostram que a formação de professores e o início da carreira são um período importante na constituição docente e reconhecem que os professores são produtores de saberes. Alguns autores que subsidiaram a discussão foram, Marcelo García (1999,2010), Schön (1983,1992), Tardif (2008,2014), Huberman (1992), Nóvoa (1992,1995,2013), Freire (1986,2014), dentre outros. Foi possível observar que as quatro entrevistadas revelaram que suas experiências iniciais foram marcantes com situações desafiadoras, do mesmo modo as práticas que desenvolvem precisam ser refletidas e que esses processos juntamente com o conhecimento adquirido na formação, vão ajudando-as a constituírem-se como professoras. O estudo permite afirmar que as professoras iniciantes se fazem docentes através das descobertas e dos desafios, do resgate de suas experiências estudantis, dos modelos de seus antigos professores, da relação que estabelecem em aula com seus alunos e das reflexões que fazem sobre suas práticas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record