Formação e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: perspectivas das professoras de educação básica.

Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-17Autor
Penedo, Daniela Lucena Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de pesquisa buscou investigar se (como) professoras que atuam nos anos iniciais em uma escola de educação básica no munícipio de Pelotas/RS entendem suas práticas pedagógicas como possibilidade de formação e de desenvolvimento profissional. A pesquisa qualitativa, com os dados coletados através de entrevista semiestruturada com quatro professoras, permitiu que pudéssemos lançar um olhar sobre suas concepções a respeito da formação, das escolhas que fazem para ensinar, da escola e de suas práticas pedagógicas se constituírem em um espaço para seu desenvolvimento profissional. Tomamos o desenvolvimento profissional docente como um processo que se desenvolve ao longo da carreira e que permeia aspectos pessoais e profissionais e a prática pedagógica, como uma prática social e educativa que pode possibilitar a formação e o desenvolvimento profissional de professores. A análise dos dados feita através da análise de conteúdo foi sustentada por referenciais teóricos de Marcelo García (1999), Souza (2016), Franco (2012), Day (2001) e Nóvoa (1992), dentre outros. Observamos que as entrevistadas compreendem suas práticas pedagógicas como práticas sociais no sentido de valorizar a relação que estabelecem com seus alunos. Verificamos que elas percebem que a “experiência” pode ser uma das principais propulsoras do processo de formação e de desenvolvimento profissional, no entanto, observamos que essa perspectiva não aparece entre seus objetivos durante o desenvolvimento das suas práticas. Conclui-se que para que a prática pedagógica possa constituir-se em um processo formativo consistente e de desenvolvimento profissional, é necessário que haja uma reformulação e uma ampliação do sentido que lhe é atribuído havendo a transcendência da compreensão da prática pedagógica apenas como o exercício do ensino e da formação como uma dimensão restrita à teoria.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: