dc.creator | Penedo, Daniela Lucena Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T23:49:23Z | |
dc.date.available | 2021-01-29 | |
dc.date.available | 2021-01-29T23:49:23Z | |
dc.date.issued | 2020-07-17 | |
dc.identifier.citation | PENEDO, Daniela Lucena Pereira. Formação e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: Perspectivas das professoras de educação básica. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6939 | |
dc.description.abstract | This research work sought to investigate whether (as) teachers who work in the early years at a basic education school in the municipality of Pelotas / RS understand their pedagogical practices as a possibility for training and professional development. Qualitative research, with data collected through semi-structured interviews with four teachers, allowed us to take a look at their conceptions about training, the choices they make to teach, the school and their pedagogical practices to constitute a space for their professional development. We take the professional development of teachers as a process that develops throughout their careers and that permeates personal and professional aspects and pedagogical practice, as a social and educational practice that can enable the training and professional development of teachers. The data analysis carried out through content analysis was supported by theoretical references from Marcelo García (1999), Souza (2016), Franco (2012), Day (2001) and Nóvoa (1992), among others. We observed that the interviewees understand their pedagogical practices as social practices in the sense of valuing the relationship they establish with their students. We found that they perceive that “experience” can be one of the main drivers of the training and professional development process, however, we observed that this perspective does not appear among their objectives during the development of their practices. It is concluded that for the pedagogical practice to be constituted in a consistent formative process and of professional development, it is necessary that there is a reformulation and an expansion of the meaning that is attributed to it, with the transcendence of the understanding of the pedagogical practice just as the exercise education and training as a dimension restricted to theory. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Prática como formação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Professional development | pt_BR |
dc.subject | Practice as training | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Formação e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: perspectivas das professoras de educação básica. | pt_BR |
dc.title.alternative | Training and professional development based on teaching practice: Perspectives of basic education teachers. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6487287397794201 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa buscou investigar se (como) professoras que atuam nos anos iniciais em uma escola de educação básica no munícipio de Pelotas/RS entendem suas práticas pedagógicas como possibilidade de formação e de desenvolvimento profissional. A pesquisa qualitativa, com os dados coletados através de entrevista semiestruturada com quatro professoras, permitiu que pudéssemos lançar um olhar sobre suas concepções a respeito da formação, das escolhas que fazem para ensinar, da escola e de suas práticas pedagógicas se constituírem em um espaço para seu desenvolvimento profissional. Tomamos o desenvolvimento profissional docente como um processo que se desenvolve ao longo da carreira e que permeia aspectos pessoais e profissionais e a prática pedagógica, como uma prática social e educativa que pode possibilitar a formação e o desenvolvimento profissional de professores. A análise dos dados feita através da análise de conteúdo foi sustentada por referenciais teóricos de Marcelo García (1999), Souza (2016), Franco (2012), Day (2001) e Nóvoa (1992), dentre outros. Observamos que as entrevistadas compreendem suas práticas pedagógicas como práticas sociais no sentido de valorizar a relação que estabelecem com seus alunos. Verificamos que elas percebem que a “experiência” pode ser uma das principais propulsoras do processo de formação e de desenvolvimento profissional, no entanto, observamos que essa perspectiva não aparece entre seus objetivos durante o desenvolvimento das suas práticas. Conclui-se que para que a prática pedagógica possa constituir-se em um processo formativo consistente e de desenvolvimento profissional, é necessário que haja uma reformulação e uma ampliação do sentido que lhe é atribuído havendo a transcendência da compreensão da prática pedagógica apenas como o exercício do ensino e da formação como uma dimensão restrita à teoria. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |