dc.creator | Kröning, Isabela dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:40:47Z | |
dc.date.available | 2021-02-03 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:40:47Z | |
dc.date.issued | 2020-08-31 | |
dc.identifier.citation | KRÖNING, Isabela dos Santos. "Devagarinho, eu vou conseguindo...": trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6969 | |
dc.description.abstract | School failure as a theoretical field has been widely explored throughout the years under several perspectives, however, a gap is noticed when it comes to an effective knowledge construction about people's experiences and their school background. The present work aims at discussing trajectories of grade repetition and school evasion from women enrolled in the Education for Young People and Adults Program at a public state school in Pelotas/RS. Using oral history as a methodology, six women at different ages were interviewed and gave statements about their school background.The choice for a feminist perspective, decolonial and situated of work and knowledge construction favors women narratives and their life experiences as research sources, and, thus, discussions around school failure are enriched with the visualization of the multiple challenges that women specifically from that universe face in parallel to their schooling attempts. School is faced, in this work, as a space in which mechanisms of reproduction of social inequalities coexist with resistance practices - and it is in this scenario, between waivers and resistances, that women write their trajectories. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de mulheres | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias escolares de mulheres | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | School failure | pt_BR |
dc.subject | Women education | pt_BR |
dc.subject | School trajectories of women | pt_BR |
dc.subject | Education for Young People and Adults Program | pt_BR |
dc.subject | Public education | pt_BR |
dc.title | "Devagarinho, eu vou conseguindo...": trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | "Devagarinho, eu vou conseguindo...": school trajectories of women in a public school in Pelotas / RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0474089888763536 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9365305712032453 | pt_BR |
dc.description.resumo | O fracasso escolar enquanto campo teórico tem sido bastante explorado ao longo dos anos sob diversas perspectivas, entretanto, percebe-se uma lacuna quando se trata de uma efetiva construção de conhecimento sobre as experiências das pessoas e de suas trajetórias escolares. O presente trabalho visa discutir trajetórias de repetência e evasão escolar de mulheres matriculadas na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual pública de Pelotas/RS. Utilizando a História Oral como metodologia, foram entrevistadas seis mulheres de diferentes faixas etárias que concederam depoimentos sobre suas trajetórias escolares. A escolha por utilizar uma perspectiva feminista, descolonial e situada de trabalho e de construção do conhecimento privilegia as narrativas de mulheres e suas experiências de vida como fontes para a pesquisa e, com isso, as discussões em torno do fracasso escolar são enriquecidas com a visibilização dos múltiplos desafios que as mulheres desse universo em específico enfrentam paralelamente às suas tentativas de escolarização. A escola é encarada, nesse trabalho, como espaço em que os mecanismos de reprodução das desigualdades sociais coexistem com práticas de resistência – e é nesse quadro, entre desistências e resistências, que as mulheres escrevem suas trajetórias. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcia Alves da | |