Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorKröning, Isabela dos Santos
dc.date.accessioned2021-02-04T15:40:47Z
dc.date.available2021-02-03
dc.date.available2021-02-04T15:40:47Z
dc.date.issued2020-08-31
dc.identifier.citationKRÖNING, Isabela dos Santos. "Devagarinho, eu vou conseguindo...": trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6969
dc.description.abstractSchool failure as a theoretical field has been widely explored throughout the years under several perspectives, however, a gap is noticed when it comes to an effective knowledge construction about people's experiences and their school background. The present work aims at discussing trajectories of grade repetition and school evasion from women enrolled in the Education for Young People and Adults Program at a public state school in Pelotas/RS. Using oral history as a methodology, six women at different ages were interviewed and gave statements about their school background.The choice for a feminist perspective, decolonial and situated of work and knowledge construction favors women narratives and their life experiences as research sources, and, thus, discussions around school failure are enriched with the visualization of the multiple challenges that women specifically from that universe face in parallel to their schooling attempts. School is faced, in this work, as a space in which mechanisms of reproduction of social inequalities coexist with resistance practices - and it is in this scenario, between waivers and resistances, that women write their trajectories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEducação de mulherespt_BR
dc.subjectTrajetórias escolares de mulherespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectWomen educationpt_BR
dc.subjectSchool trajectories of womenpt_BR
dc.subjectEducation for Young People and Adults Programpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.title"Devagarinho, eu vou conseguindo...": trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS.pt_BR
dc.title.alternative"Devagarinho, eu vou conseguindo...": school trajectories of women in a public school in Pelotas / RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0474089888763536pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9365305712032453pt_BR
dc.description.resumoO fracasso escolar enquanto campo teórico tem sido bastante explorado ao longo dos anos sob diversas perspectivas, entretanto, percebe-se uma lacuna quando se trata de uma efetiva construção de conhecimento sobre as experiências das pessoas e de suas trajetórias escolares. O presente trabalho visa discutir trajetórias de repetência e evasão escolar de mulheres matriculadas na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual pública de Pelotas/RS. Utilizando a História Oral como metodologia, foram entrevistadas seis mulheres de diferentes faixas etárias que concederam depoimentos sobre suas trajetórias escolares. A escolha por utilizar uma perspectiva feminista, descolonial e situada de trabalho e de construção do conhecimento privilegia as narrativas de mulheres e suas experiências de vida como fontes para a pesquisa e, com isso, as discussões em torno do fracasso escolar são enriquecidas com a visibilização dos múltiplos desafios que as mulheres desse universo em específico enfrentam paralelamente às suas tentativas de escolarização. A escola é encarada, nesse trabalho, como espaço em que os mecanismos de reprodução das desigualdades sociais coexistem com práticas de resistência – e é nesse quadro, entre desistências e resistências, que as mulheres escrevem suas trajetórias.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Alves da


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem