dc.creator | Farias, Jean Michel Carrett | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:41:19Z | |
dc.date.available | 2021-02-03 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:41:19Z | |
dc.date.issued | 2020-05-25 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Jean Michel Carrett. Disciplina de Sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6970 | |
dc.description.abstract | The following dissertation, within the research line of Epistemological Decoloniality,
Transgressive Education and Transformation Practices from the Post Graduate Program in
Education (PPGE/UFPel), investigated the subject of Sociology and the issue of citizenship
within Deaf education on the state of Rio Grande do Sul, supported by the Critical Theory of
Curriculum and by Deaf Studies within Education. To this end, our main objective was to
problematize the subject of Sociology and the connotations of citizenship within the
curriculum of deaf bilingual schools – from the Deaf students’ perspective. Thus, we mapped
out the subject of Sociology on deaf schools that offer High School, and subsequently we
applied the methodology of Focus Group in one school in order to understand how the
students perceive the contribution of the subject of Sociology to their education, as well as
collecting and analyzing the main challenges and possibilities concerning an education that
promotes citizenship. As some of the results, we can highlight: the subject of Sociology as a
considerable encouragement towards an education that promotes citizenship – though
undervalued due to a lack of visibility by the State; and, a recognition of the Deaf people’s
citizenship as their right, although showing a stagnation of the citizenship as a practice. For
this purpose, it is necessary to create resistances so that deaf schools continue to be an
environment that encourages Deaf citizenship: collective, critical and engaged on social
movements. The citizenship of Deaf people is presented in many ways – civilized and/or
collective, and is also influenced by many other forms of citizenship that are not limited to
this sociocultural group only. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Subject of sociology | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.title | Disciplina de sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos. | pt_BR |
dc.title.alternative | Citizenship and the subject of Sociology: deaf people’s perspectives. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8207777999458392 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente Dissertação, contemplada pela linha de pesquisa: Epistemologias Descoloniais,
Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE/UFPel), investigou a disciplina de Sociologia e a questão da cidadania no
âmbito da Educação dos Surdos, no estado do Rio Grande do Sul, com base na Teoria Crítica
do Currículo e nos Estudos Surdos em Educação. Para isso, teve como objetivo principal
problematizar a disciplina de sociologia e os sentidos de cidadania nos currículos das escolas
bilíngues de surdos, na perspectiva de seus alunos surdos. A partir disso, empreendeu-se
mapear a disciplina de Sociologia nas escolas de surdos que oferecem o Ensino Médio, e, em
seguida, aplicar a metodologia de Grupo Focal em uma escola para compreender como os
alunos percebem a contribuição da disciplina de Sociologia para sua formação, bem como
levantar e analisar os principais desafios e possibilidades acerca da educação para a cidadania.
Como resultados podemos encontrar: uma disciplina de Sociologia com considerável fomento
para uma educação para a cidadania, porém, desvalorizada em razão da falta de maior
visibilidade por parte do Estado; e, um reconhecimento na cidadania dos surdos como direito,
porém, uma estagnação de uma cidadania como prática. Para isso, faz-se necessário montar
trincheiras para que a escola de surdos continue sendo um ambiente propulsor de cidadanias
surdas, sejam elas coletivas, críticas e engajadas com os movimentos sociais. A cidadania dos
surdos coloca-se de diferentes formas, sejam elas civilizadas e/ou coletivas e ainda
atravessadas por outras formas de cidadanias que não se restringem somente a esse grupo
sociocultural. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Madalena | |