Mostrar registro simples

dc.creatorFarias, Jean Michel Carrett
dc.date.accessioned2021-02-04T15:41:19Z
dc.date.available2021-02-03
dc.date.available2021-02-04T15:41:19Z
dc.date.issued2020-05-25
dc.identifier.citationFARIAS, Jean Michel Carrett. Disciplina de Sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6970
dc.description.abstractThe following dissertation, within the research line of Epistemological Decoloniality, Transgressive Education and Transformation Practices from the Post Graduate Program in Education (PPGE/UFPel), investigated the subject of Sociology and the issue of citizenship within Deaf education on the state of Rio Grande do Sul, supported by the Critical Theory of Curriculum and by Deaf Studies within Education. To this end, our main objective was to problematize the subject of Sociology and the connotations of citizenship within the curriculum of deaf bilingual schools – from the Deaf students’ perspective. Thus, we mapped out the subject of Sociology on deaf schools that offer High School, and subsequently we applied the methodology of Focus Group in one school in order to understand how the students perceive the contribution of the subject of Sociology to their education, as well as collecting and analyzing the main challenges and possibilities concerning an education that promotes citizenship. As some of the results, we can highlight: the subject of Sociology as a considerable encouragement towards an education that promotes citizenship – though undervalued due to a lack of visibility by the State; and, a recognition of the Deaf people’s citizenship as their right, although showing a stagnation of the citizenship as a practice. For this purpose, it is necessary to create resistances so that deaf schools continue to be an environment that encourages Deaf citizenship: collective, critical and engaged on social movements. The citizenship of Deaf people is presented in many ways – civilized and/or collective, and is also influenced by many other forms of citizenship that are not limited to this sociocultural group only.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDisciplina de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectSubject of sociologypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleDisciplina de sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos.pt_BR
dc.title.alternativeCitizenship and the subject of Sociology: deaf people’s perspectives.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8207777999458392pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação, contemplada pela linha de pesquisa: Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), investigou a disciplina de Sociologia e a questão da cidadania no âmbito da Educação dos Surdos, no estado do Rio Grande do Sul, com base na Teoria Crítica do Currículo e nos Estudos Surdos em Educação. Para isso, teve como objetivo principal problematizar a disciplina de sociologia e os sentidos de cidadania nos currículos das escolas bilíngues de surdos, na perspectiva de seus alunos surdos. A partir disso, empreendeu-se mapear a disciplina de Sociologia nas escolas de surdos que oferecem o Ensino Médio, e, em seguida, aplicar a metodologia de Grupo Focal em uma escola para compreender como os alunos percebem a contribuição da disciplina de Sociologia para sua formação, bem como levantar e analisar os principais desafios e possibilidades acerca da educação para a cidadania. Como resultados podemos encontrar: uma disciplina de Sociologia com considerável fomento para uma educação para a cidadania, porém, desvalorizada em razão da falta de maior visibilidade por parte do Estado; e, um reconhecimento na cidadania dos surdos como direito, porém, uma estagnação de uma cidadania como prática. Para isso, faz-se necessário montar trincheiras para que a escola de surdos continue sendo um ambiente propulsor de cidadanias surdas, sejam elas coletivas, críticas e engajadas com os movimentos sociais. A cidadania dos surdos coloca-se de diferentes formas, sejam elas civilizadas e/ou coletivas e ainda atravessadas por outras formas de cidadanias que não se restringem somente a esse grupo sociocultural.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Madalena


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples