dc.creator | Oliveira, João Henrique Figueredo de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:43:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-03 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:43:05Z | |
dc.date.issued | 2020-02-20 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, João Henrique Figueredo de. Precarização do trabalho docente: a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6971 | |
dc.description.abstract | Teaching work has undergone several changes, being the product of the new
organization of capitalism, neoliberalism. The precariousness of the teaching
profession is felt in different ways. Among them is the figure of temporary
teachers, professionals who, even having the academic background to assume
the teaching profession, face more degrading situations compared to their
colleagues who are effective teachers. Temporary professionals do not have a
series of labor rights and constantly live with the uncertainty of professional
continuity. Thus, the present dissertation aims to analyze how temporary
contracts precarious teaching work in the municipal public network of the city of
Pelotas/RS. To achieve this objective, the work was organized in two
methodological approaches, a quantitative and a qualitative way. The quantitative
approach is based on data from the temporary teachers hired in the last seven
years. The information was provided by the Municipal Secretariat of Education
and Sport of Pelotas. The qualitative part was performed in two moments. First
through a closed questionnaire directed to all temporary teachers of the network.
And in the second moment, an open interview was held with six temporary
teachers from Pelotas public school system. For data examination, content
analysis was performed. As a result, it was observed that in the last seven years
556 temporary teachers were hired in the city of Pelotas. Of these, 298 will still
be active by the beginning of 2020. All of these professionals work on an intensely
precarious infrastructure, with lower salaries and part of their rights denied
compared to their effective colleagues. In addition, the work of these
professionals goes through a constant regulation by the secretary and a
permanent uncertainty in the continuity of the work. Everything indicates that the
presence of teachers and temporary teachers in the municipality of Pelotas
means a reduction in investments for public coffers. At the same time, it
demonstrates the public administration's lack of interest in education through the
precariousness of teaching work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professor temporário | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Precarious work | pt_BR |
dc.subject | Temporary teacher | pt_BR |
dc.subject | Teaching profession | pt_BR |
dc.subject | Managerialism | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho docente : a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Precariousness of the teaching work: the contractualization of temporary teachers in the municipal public system of Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3455622343832048 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho docente tem passado por diversas alterações, sendo elas produto da
nova organização do capitalismo, o neoliberalismo. A precarização da profissão
docente é sentida de diferentes maneiras. Entre elas destaca-se o regime da
contratualização temporária de profissionais que mesmo tendo a formação
acadêmica para assumir o magistério enfrentam situações mais degradantes em
comparação aos seus colegas que são professoras e professores efetivos. Os
profissionais temporários não têm uma série de direitos trabalhistas e
constantemente convivem com a incerteza da continuidade profissional. Sendo
assim, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar como os
contratos temporários precarizam o trabalho docente na rede pública municipal
de Pelotas/RS. Para alcançar este objetivo o trabalho foi organizado em duas
abordagens metodológicas uma quantitativa e outra qualitativa. A abordagem
quantitativa parte dos dados das professoras e dos professores temporários
contratados nos últimos sete anos. As informações foram fornecidas pela
Secretaria Municipal de Educação e Desporto do município de Pelotas. Já a
parte qualitativa foi realizada em dois momentos. Primeiro mediante um
questionário fechado direcionado para todos os docentes temporários da rede.
E no segundo momento foi feita uma entrevista aberta com seis professoras
temporárias de rede de ensino pública de Pelotas. Para o exame dos dados foi
realizado a análise de conteúdo. Como resultado, foi observado que nos últimos
sete anos foram contratados 556 professores e professoras temporários no
município de Pelotas. Dentre estes, 298 ainda estarão ativos até o início do ano
de 2020. Todos estes profissionais trabalham em uma infraestrutura precária, de
forma intensificada, com vencimentos menores e com parte dos direitos negados
em comparação com os colegas efetivos. Além disso, o trabalho destes
profissionais passa por uma constante regulação por parte da secretaria e uma
permanente incerteza na continuidade no trabalho. Tudo indica que a presença
das professoras e dos professores temporários no município de Pelotas significa
para os cofres públicos uma redução nos investimentos. Simultaneamente,
demonstra o desinteresse da administração pública pela educação mediante a
precarização do trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |