Interculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS.
Resumen
Os currículos escolares, por organizarem diversos campos educativos que envolvem
questões didáticas, políticas, administrativas e econômicas, podem ser considerados
como construções sociais (SACRISTÁN, 2017). Essas construções refletem sobre as
experiências humanas, os conhecimentos de mundo e as culturas dos sujeitos
presentes na comunidade escolar. Em Jaguarão, cidade-gêmea de Rio Branco, esses
currículos reúnem uma série de especificidades e diferenças que se estruturam diante
de relações e presença de sujeitos fronteiriços uruguaios regularmente matriculados
nas escolas municipais. Dado o exposto, a presente pesquisa objetiva reconhecer
como os currículos das escolas municipais de Jaguarão, Rio Grande do Sul, fronteira
Brasil-Uruguay, preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços uruguaios.
Para alcançar o objetivo nos ancoramos, teoricamente, nos estudos sobre currículo
de Sacristán (2017; 2013; 1998) e nas contribuições da interculturalidade crítica como
um projeto a ser alcançado (WALSH, 2014; 2012; 2009; 2007; 2005). A pesquisa
realizada seguiu um aporte metodológico qualitativo e adotou como abordagem
metodológica o estudo de caso (YIN, 2001), dividido em duas unidades de análise,
análise documental e pesquisa de campo, e três subunidades, contextualização,
coleta/análise de dados e cruzamento dos dados. Os resultados obtidos, a partir das
análises realizadas e do cruzamento das mesmas, nos revelou que os currículos das
escolas investigadas não preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços
uruguaios. Por fim, devido à ausência de um trato pedagógico intercultural,
reconhecemos a presença de outros sujeitos outros no contexto escolar. Todavia, as
hierarquizações das diferenças colocam esses estudantes fronteiriços uruguaios na
posição de outros dos outros. Nesse sentido, propomos o emprego de um projeto
curricular intercultural crítico que focaliza nas especificidades socioculturais das
escolas, além de visar uma ação transformadora e descolonizadora a partir de um
viés humanizador.
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