dc.creator | Silveira, Tainá Melo | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:55:32Z | |
dc.date.available | 2021-02-04 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:55:32Z | |
dc.date.issued | 2020-05-28 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Tainá Melo. Docências negras no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Pelotas. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6977 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the research line “Decolonial Epistemologies,
Transgressive Education and Transformation Practices” of the Postgraduate
Program in Education at the Federal University of Pelotas (PPGE/UFPel). It is an
investigation that intends to study the ways in which black teachers at UFPel
experience teaching in university education, based on race and gender markers. In
this sense, UFPel is understood as a space that potentiates meanings to think about
the research problem, constituting itself as a unit for a Case Study. It was worked
methodologically from a qualitative analysis of the data, mainly with the semistructured
individual interviews with black teachers, analyzing the textual corpus
resulting from them, and applying a hermeneutic perspective. In the analysis, three
categories of signification were listed, constructed from the teachers' reports about
the ways in which they experience teaching: the first called “racial isolation and
loneliness”; the second, “representativeness and blackness”; and the third, “daily
racism and symbolic violence”. The experience of being a black teacher in university
education is marked by race and gender cutouts, which over the academicprofessional
trajectory of the interviewed teachers impacts them from the
experiences of racism and sexism that they experienced and experience over their
paths. This experience also concerns a search for construction and reconstruction of
oneself, in the space of the University and in so many others, where teachers often
face confrontations when they do not fit into the social stereotypes of subordination
and subjection to which black people were designated based on the ideas of a
slavery and colonial model that was current in Brazil for more than three centuries. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Docências negras | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Black teaching | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.title | Docências negras no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Black teachings in university education: the case of Federal University of Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7170239251119354 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação se insere na linha de pesquisa “Epistemologias Descoloniais,
Educação Transgressora e Práticas de Transformação” do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Tratase
de uma investigação que intenciona estudar de quais modos os/as docentes
negros/as da UFPel experienciam a docência no Ensino Superior, a partir dos
marcadores de raça e gênero. Neste sentido, a UFPel é compreendida como um
espaço potencializador de sentidos para pensar a problemática de pesquisa,
constituindo-se como unidade para um Estudo de Caso. Operou-se,
metodologicamente, a partir de uma análise qualitativa dos dados, principalmente,
com entrevistas individuais semi-estruturadas com docentes negros/as, analisando o
corpus textual decorrente delas, desde uma perspectiva hermenêutica. Na análise,
foram elencadas três unidades de significação, construídas a partir dos relatos
dos/as docentes acerca dos modos como vivenciam a docência: a primeira
denominada “isolamento e solidão”; a segunda, “representatividade e negritude”; e a
terceira, “racismo cotidiano e violência simbólica”. A experiência de ser um/a docente
negro/a no Ensino Superior é marcada pelos recortes de raça e gênero, os quais,
durante a trajetória acadêmico-profissional dos/as docentes entrevistados/as,
impacta-os a partir das experiências de racismo e sexismo que vivenciaram e
vivenciam em seus percursos. Essa experiência diz respeito também a uma busca
pela construção e reconstrução de si mesmo, no espaço da universidade e em
tantos outros, onde os/as docentes frequentemente realizam enfrentamentos ao não
se enquadrarem nos estereótipos sociais de subalternidade e sujeição ao qual os/as
negros/as foram designados/as a partir dos ideários de um modelo colonial e
escravagista que foi vigente no Brasil por mais de três séculos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Madalena | |