O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência.
Abstract
Este estudo buscou compreender as expressões de professores do curso de Tecnologia em Design de Moda (IFSul), quando instigados a falar sobre sua formação, suas experiências em sala de aula e sobre os conhecimentos necessários para exercer a docência. Através dessa pesquisa pode-se percorrer um caminho que proporcionou um olhar sobre as experiências desses docentes, os desafios e as dificuldades que encontraram para ensinar, uma vez que sua formação inicial não os habilitou para serem professores. É muito presente a concepção de que basta o domínio dos conhecimentos específicos da área de formação e de atuação para ser professor universitário. Pouca ênfase é dada aos conhecimentos próprios e específicos da docência. Analisar as respostas das docentes em relação as suas experiências em sala de aula, sua formação, seus saberes, suas concepções em relação aos conhecimentos específicos e pedagógicos nos encaminhou para a pesquisa qualitativa com os dados recolhidos através de entrevista semiestruturada. A discussão e interpretação dos dados, por meio da análise de conteúdo foram sustentadas nos referenciais teóricos sobre a docência universitária e a formação de professores. Os principais autores que subsidiaram o estudo foram Pimenta e Anastasiou (2002), Cunha (2003, 2006, 2010); Zabalza (2004), Marcelo García (1999), Masetto (2009) dentre outros. Foi possível perceber, a partir das vozes das quatro entrevistadas entrelaçadas com o referencial teórico, que apesar dos inúmeros desafios elas estão motivadas para a docência e acreditam que o conhecimento específico na área supre as necessidades para sua atuação. Podemos concluir que essas profissionais se fazem professoras no envolvimento e responsabilidade com suas aulas, com suas descobertas, com seus desafios, com a relação que estabelecem com seus alunos e com as reflexões que fazem sobre suas práticas, não remetendo a necessidade de outros conhecimentos para ser professor.
Collections
The following license files are associated with this item: