dc.creator | Garcia, Taíse Roza | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:55:59Z | |
dc.date.available | 2021-02-04 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:55:59Z | |
dc.date.issued | 2020-07-16 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Taíse Roza. O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6978 | |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the expressions of professors from the Technology in Fashion Design course (IFSul), when instigated to talk about their training, their experiences in the classroom and about the knowledge necessary to exercise teaching. Through this research, a path can be taken that provided a look at the experiences of these professionals, the challenges and difficulties they encountered in teaching, since their initial training does not qualify them to be teachers. There is a very strong conception that it is enough to master specific knowledge in the area of training and performance to be a university professor. Little emphasis is placed on the own and specific knowledge of teaching. Analyzing the responses of teachers in relation to their experiences in the classroom, their training, their knowledge, their conceptions in relation to specific and pedagogical knowledge led us to qualitative research with the data collected through semi-structured interviews.The discussion and interpretation of data, through content analysis, was supported by theoretical frameworks about university teaching and teacher training. The main authors who supported the study were Pimenta and Anastasiou (2002), Cunha (2003, 2006, 2010); Zabalza (2004), Marcelo García (1999), Masetto (2009) among others. It was possible to perceive, from the voices of the four interviewed intertwined with the theoretical framework, that despite the numerous challenges they are motivated to teach and believe that specific knowledge in the area meets the needs for their performance. We can conclude that these professionals become teachers in the involvement and responsibility with their classes, with their discoveries, with their challenges, with the relationship they establish with their students and with the reflections they make about their practices, without referring to the need for other knowledge to be a teacher. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Docência universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | University teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência. | pt_BR |
dc.title.alternative | The teacher in the Fashion Design Technology course: specific knowledge and pedagogical training for teaching. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1831393295167138 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender as expressões de professores do curso de Tecnologia em Design de Moda (IFSul), quando instigados a falar sobre sua formação, suas experiências em sala de aula e sobre os conhecimentos necessários para exercer a docência. Através dessa pesquisa pode-se percorrer um caminho que proporcionou um olhar sobre as experiências desses docentes, os desafios e as dificuldades que encontraram para ensinar, uma vez que sua formação inicial não os habilitou para serem professores. É muito presente a concepção de que basta o domínio dos conhecimentos específicos da área de formação e de atuação para ser professor universitário. Pouca ênfase é dada aos conhecimentos próprios e específicos da docência. Analisar as respostas das docentes em relação as suas experiências em sala de aula, sua formação, seus saberes, suas concepções em relação aos conhecimentos específicos e pedagógicos nos encaminhou para a pesquisa qualitativa com os dados recolhidos através de entrevista semiestruturada. A discussão e interpretação dos dados, por meio da análise de conteúdo foram sustentadas nos referenciais teóricos sobre a docência universitária e a formação de professores. Os principais autores que subsidiaram o estudo foram Pimenta e Anastasiou (2002), Cunha (2003, 2006, 2010); Zabalza (2004), Marcelo García (1999), Masetto (2009) dentre outros. Foi possível perceber, a partir das vozes das quatro entrevistadas entrelaçadas com o referencial teórico, que apesar dos inúmeros desafios elas estão motivadas para a docência e acreditam que o conhecimento específico na área supre as necessidades para sua atuação. Podemos concluir que essas profissionais se fazem professoras no envolvimento e responsabilidade com suas aulas, com suas descobertas, com seus desafios, com a relação que estabelecem com seus alunos e com as reflexões que fazem sobre suas práticas, não remetendo a necessidade de outros conhecimentos para ser professor. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |