Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMoreira, Thalita Ferreira
dc.date.accessioned2021-02-04T15:57:03Z
dc.date.available2021-02-04
dc.date.available2021-02-04T15:57:03Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.identifier.citationMOREIRA, Thalita Ferreira. OQUIMBALAUE: Negra sim! Negra sou! Escrita, teatro, resistência e educação. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6980
dc.description.abstractThe work of this master's thesis is based on the interpretation of the poem "Me Gritaram Negra" (Called me Black) by Victoria Eugenia Santa Cruz Gamarra. The movement for writing research uses theatrical metaphors and it is developed in 3 acts, each with their own scenes. In Act 1 there is an exposition of the main information needed to read the work. In Act 2, the climax, is where the research question develops around the interrogation: I, am I black? and presents the following objectives: apprehension or making black, articulation between artist, educator and researcher, using theater as a political and pedagogical resource, more applicable, or theater as a form of resistance. And right after the methodology that is built as a cross between Evaristo's proposal of escrevivência (the idea of the black living, being them at any age, which becomes an experience to scientifically an poetical resources) (2017) and CLIFFORD's surrealist ethnography (2012). In this act, some of the main authors and their relationships are still explored through the proposal of this work. In Act 3, draw, check the birth of the character - Oquimbalaue, who seeks his body writing, an intimate relationship between research and theater so that they can, at the same time, as an ancestral and a political as well as pedagogical act movement (NASCIMENTO, 1978). Thus, this work seeks, as, in writing, research, defended as body writing, to find a proposal of resistance that affirms art, education and everything that the paths of ancestry claim to be current and indispensable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleOQUIMBALAUE: Negra sim! Negra sou! Escrita, teatro, resistência e educação.pt_BR
dc.title.alternativeOQUIMBALAUE: Black yes! Black I am! Writing, theater, resistance and education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1218431929847461pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoO texto dessa dissertação de mestrado se estrutura a partir da interpretação do poema “Me Gritaram Negra’’ de Victoria Eugenia Santa Cruz Gamarra. O movimento pela escrita de pesquisa utiliza as metáforas teatrais e se desenvolve em 3 atos, cada um com cenas respectivas. No Ato 1 é realizada a exposição das principais informações necessárias a leitura do trabalho. No ato 2, o clímax, é onde se desenvolve a questão de pesquisa em torno da interrogação: Eu, negra sou? e apresenta-se os objetivos como sendo: apreender o que faz ser negra, na articulação entre a artista, a educadora e a pesquisadora, utilizando o teatro como recurso político e pedagógico, mais especificamente, o teatro como uma forma de resistência. E logo após a metodologia, que se constrói como um cruzamento da proposta de escrevivência de Evaristo (2017) e da etnografia surrealista de CLIFFORD (2012). Neste ato são ainda explorados alguns dos principais autores e suas relações através da proposta deste trabalho. No ato 3, o desenlace, se verifica o nascimento da personagem síntese - Oquimbalaue, que procura através de sua escrita corporal estabelecer uma íntima relação entre a pesquisa e o teatro de forma que estes se possibilitem, ao mesmo tempo, como um movimento de ancestralidade e de ato político e pedagógico (NASCIMENTO,1978). Em síntese este trabalho busca, assim, pela escrita de pesquisa, defendida como escrita do corpo, encontrar uma proposta de resistência que se afirme pela arte, pela educação e por tudo aquilo que pelos caminhos da ancestralidade se reivindicam como atuais e imprescindíveis.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem