Mostrar registro simples

dc.creatorBorba, Milena Alves
dc.date.accessioned2021-05-12T01:35:57Z
dc.date.available2021-05-12T01:35:57Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.identifier.citationBORBA, Milena Alves. A profanação de Machado de Assis nas bioficções brasileiras. Orientador: Alfeu Sparemberger. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7492
dc.description.abstractEl objetivo de esta disertación es analizar la representación del escritor Machado de Assis en textos bioficcionales producidos a finales del siglo 20 y 2I, el corte elegido, para ello, incluye las siguientes obras: Viagens e viajantes na história da literatura (1998), de João Inácio Padilha, Machado (2016), de Silviano Santiago, e O homem que odiava Machado de Assis (2019), de José Almeida Júnior. Los autores accionan la profanación agambeniana con el fin de devolver a Machado de Assis al libre uso de los lectores, devolviéndolo y devolviéndonos lo que antes había sido secuestrado por la consagración. El trabajo presenta, en este transcurso, consideraciones teóricas y analíticas que demuestran cómo los discursos de recepción crítica de la obra de Machado actúan como dispositivos de captura y aprisionamiento de una determinada imagen del autor, diferente a la imagen del individuo. Evidenciándose, también, el discurso machadiano como una acción de subversión del discurso hegemónico. Finalmente, el trabajo opera una diferenciación dialéctica entre Machado y Machado canónico, analizándose las implicaciones resultantes de la canonización de una obra literaria. Demostrando que, mediante la profanación, los autores efectúan la vera religio, suplantada por el antiguo deseo de perpetuar un dispositivo. Así, las diversas formas de vida del escritor fluminense son superadas e integradas en la forma-de-vida que hace inviable las fracturas impuestas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectBioficçãopt_BR
dc.subjectProfanaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileñapt_BR
dc.subjectBioficciónpt_BR
dc.subjectProfanaciónpt_BR
dc.titleA profanação de Machado de Assis nas bioficções brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeLa profanación de Machado de Assis en las bioficciones brasileñaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9671613350365467pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar a representação do escritor Machado de Assis em textos bioficcionais produzidos na virada dos séculos 20 e o século 21. O recorte escolhido, para tanto, inclui as seguintes obras: Viagens e viajantes na história da literatura (1998), de João Inácio Padilha, Machado (2016), de Silviano Santiago, e O homem que odiava Machado de Assis (2019), de José Almeida Júnior. Os autores acionam a profanação agambeniana com a finalidade de restituir Machado de Assis ao livre uso dos leitores, devolvendo-lhe e devolvendo-nos o que antes fora sequestrado pela consagração. O trabalho apresenta, neste percurso, considerações teóricas e analíticas que demonstram como os discursos de recepção crítica da obra machadiana agem como dispositivos de captura e aprisionamento de uma determinada imagem do autor, diferente da imagem do indivíduo. Evidencia-se, também, o discurso machadiano como ação da subversão do discurso hegemônico. Finalmente, o trabalho opera uma diferenciação dialética entre o Machado e o Machado canônico, analisando as implicações resultantes da canonização de uma obra literária. Comprovando-se que, pela profanação, os autores efetuam a vera religio, suplantada pelo velho desejo de perpetuação de um dispositivo. Assim, as diversas formas de vida do escritor fluminense, são superadas e incluídas na forma-de-vida que inviabiliza as fraturas impostas.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sparemberger, Alfeu


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples