Conhecimentos linguísticos na Educação Infantil: as atividades de sensibilização fonológica como contributo para aquisição do Sistema Notacional Alfabético.
Abstract
Esta pesquisa de doutorado dirigiu-se à aprendizagem reflexiva do Sistema
Notacional Alfabético, doravante SNA, da Educação Infantil ao primeiro ano do Ensino
Fundamental, com crianças de quatro a seis anos. A pesquisa, que contou com 15
crianças (8 da sala de intervenção e 7 da sala controle) de uma escola pública
municipal de Várzea Grande, Mato Grosso, é do tipo longitudinal, durando de 2017 a
início de 2020. Na sala de intervenção foram sistematicamente aplicadas atividades
de consciência fonológica, nos dois primeiros anos, a fim de se verificar se tais
atividades colaboram para o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas
necessárias para a aprendizagem reflexiva do SNA. A tese se apoia na perspectiva
construtivista de Ferreiro e Teberosky (1990, 1999) e Piaget (1971, 1972, 1975); no
paradigma da psicolinguística sobre a consciência fonológica, conforme Tolchinsky e
McBride-Chang (2011), Carraher e Rego (1981, 1986), Gombert (1992), Cardoso-
Martins (1991), Morais (2012) e estudos sobre a natureza dos erros (orto)gráficos de
Miranda (2009, 2011, 2019, 2020). A pesquisa analisou os dados obtidos por meio de
três instrumentos: ditados de palavras e frase, teste de realismo nominal e uma
produção textual, os quais forneceram dados sobre: (a) concepções sobre a escrita,
(b) percepções da relação entre fala e escrita, (c) avaliações sobre características
sonoras das palavras (tamanho, semelhança, diferença), d) produções da escrita
alfabética com foco na presença de erros do tipo fonológico. A realização de
entrevistas orientadas pelo método clínico piagetiano (CARRAHER, 1986; DELVAL,
2002) teve o objetivo de fornecer dados sobre as formas de pensar das crianças no
que se refere ao SNA. A análise mostrou que no início da pesquisa as crianças de
ambos os grupos deixavam de perceber a linguagem oral como ferramenta para
auxiliar em sua escrita, mas o envolvimento em situações de reflexão sobre o SNA na
Educação Infantil, por meio de um ensino que promove sistematicamente a reflexão
linguística, levou as crianças da sala de intervenção a uma evolução do pensamento
acerca das características do SNA, o que trouxe efeitos positivos para a aprendizagem
deste construto social no 1º ciclo do Ensino Fundamental. Os dados analisados
mostraram que as crianças da sala de intervenção desenvolveram habilidades que lhe
permitiram identificar a palavra também como uma cadeia sonora; realizar tarefas que
envolviam rimas e aliterações; segmentar a palavra em partes tendo a unidade
silábica como referência. Após a conquista da base alfabética, os sujeitos da sala de
intervenção produziram menor número de erros identificados como sendo motivado
por complexidades fonológicas, tais como o registro da nasalidade e a segmentação
não convencional, o que foi interpretado como resultado do conjunto de tarefas que
propiciaram a reflexão sobre a linguagem oral e escrita ao longo da Educação Infantil.
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